Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Ascom Sesc

Foto: Ascom Sesc

Atletas e amadores interessados em participar da etapa Palmas do Sesc Triathlon Circuito Nacional já podem se programar. A prova tocantinense será no dia 14 de junho de 2015, conforme calendário confirmado pelo Departamento Nacional do Sesc.

As provas começam no dia 8 de março, em Caiobá (PR), onde o evento esportivo é realizado desde 1989. Além do Paraná e Tocantins, a competição acontecerá no Pará, Bahia, Fortaleza, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, além de uma novidade: a participação do Amazonas. 

O Circuito Nacional proporciona aos atletas profissionais e amadores uma prova de elevada qualidade técnica, sem deixar de lado o companheirismo e a integração do esporte. As competições favorecem a inclusão de triatletas iniciantes e com deficiências, além de contar com a participação da comunidade. 

Experiência tocantinense

Em 2014, o Tocantins recebeu, pela primeira vez, uma etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional. Mais de 430 atletas participaram do evento, que foi realizado na Praia da Graciosa. A premiação, no total de R$ 78 mil, foi dividida entre os vencedores, em suas respectivas categorias. Na elite, Reinaldo Colucci e Carolina Furriela, foram os campeões, levando R$ 5 mil cada um.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Instituto Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, as expectativas foram superadas. “A equipe estava bem organizada, contamos com o apoio de outros regionais do Sesc e tivemos uma grata surpresa: a participação de mais de 400 atletas, superando nossas expectativas. Estamos bem realizados”, concluiu.

Preparação para 2015

O calendário do Sesc Triathlon começa em março, com a primeira prova em Caiobá (PR). De lá, o circuito vai para Brasília, no dia 3 de maio. Palmas será a terceira cidade a sediar o evento ano que vem, com data prevista para 14 de junho. Acompanhe o calendário abaixo.

08/03 – Caiobá/Paraná

03/05 – Brasília/Distrito Federal

14/06 – Palmas/Tocantins

16/08 – Belém/Pará

27/09 – Salvador/Bahia

Outubro – Fortaleza/Ceará (data a confirmar)

22/11 – Tramandaí/Rio Grande do Sul

A novidade de 2015 será a participação de Manaus, em julho (data a confirmar). Será a primeira vez que o Amazonas recebe a competição, estendendo, assim, a programação do Circuito Nacional para oito etapas. Acompanhe o Sesc Triathlon pelo site:  http://www.sesc.com.br/portal/site/sesctriathlon/

Move Brasil

O Sesc Triathlon Circuito Nacional é um evento integrante do MOVE Brasil, que é uma campanha aberta e permanente para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. Por meio de diversas ações, o projeto tem como objetivo expandir e democratizar a oferta de esporte à população de todas as idades com foco na melhora da qualidade de vida e no desenvolvimento social.

Como parte das ações do MOVE Brasil, foi feita uma pesquisa que traçou um panorama da realidade atual das práticas de esportes e atividades físicas dos brasileiros. Realizado pelo Instituto Ipsos, o estudo apontou que mais da metade população é sedentária. Os números indicaram que apenas 28% dos entrevistados se exercitam pelo menos uma vez por semana.

A iniciativa é resultado da colaboração de instituições, empresas e pessoas que compõem um time de Movedores, que são parceiros engajados com a causa e interessados em difundir a mensagem.Iniciado em 2012, o MOVE Brasil tem atualmente os seguintes Movedores: Serviço Social do Comércio (Sesc),Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), Atletas pelo Brasil, Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA), Autoridade Pública Olímpica (APO),VO2 PRO, Qualité Eventos, R4H Assessoria Esportiva, Movimenta Pará, Ginástica Brasil, Abrapefe, Corra com a Guarda (GCM de São Paulo), ABR Dance Moves, Movimental Pilates, Instituto DBike Brasil, CEV (Centro Esportivo Virtual), Lar de Maria, ACADEBio (Academia Nacional da Biodiversidade), HealthUnlocked, Pelado Real, ACAD (Associação Brasileira de Academias) e Confef (Conselho Federal de Educação Física). (Ascom Sesc)

Tags: Esportes, Sesc