Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu, presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, participou como palestrante do 3º Fórum das Águas, na manhã desta quinta-feira, 4, quando falou sobre “O Potencial Irrigável no Tocantins, Brasil, Mundo e a Logística do Eixo Arco Norte do Brasil”, e falou que um dos grandes desafios do Brasil é dobrar sua área irrigada, com responsabilidade sustentável e ambiental.

Segundo a Senadora, “seriam preciso irrigar mais cinco milhões de hectares em todo o território nacional, o que iria gerar mais de oito milhões de novos empregos no setor produtivo agropecuário e maior competitividade no setor, quando apenas um alqueire de área irrigada vai equivaler a cerca de 3,5 hectares de cultivo em sequeiro”, explica a Kátia Abreu, apresentando levantamento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. De acordo com estimativas preliminares, será necessário um investimento de R$ 55 milhões para irrigar toda esta nova área.

Ao falar sobre o potencial irrigável, a senadora Kátia Abreu destacou que o Brasil possui cerca de 12% de água doce superficial do planeta e que a disponibilidade de áreas que poderiam ser irrigadas no país é estimada em 29,5 milhões de hectares, mas que apenas cerca de 5,4 milhões de hectares são irrigados (19% da área irrigável). “Precisamos ter a consciência de que podemos avançar muito nesse setor, principalmente utilizando mecanismos de tecnologia que ajudem na evolução da nossa produção agrícola e industrial”, assegurou Kátia Abreu.

Entusiasmada com a importância que as plataformas multimodais estão tendo no Governo Federal, Kátia Abreu falou acreditar que as hidrovias se tornarão, em breve, uma das principais formas de escoar a produção agrícola e industrial do país, por um preço bem menor.

A senadora também reafirmou que o Tocantins será o Estado polo da logística nacional. “Nós temos que integrar todo o Tocantins. Isso inclui a conclusão de três rodovias federais que cortam o Estado e que são vias estratégicas para o agronegócio, que são a BR -010, a BR -242 e BR-235, bem como a construção da Hidrovia do Tocantins; a consolidação dos seis pátios da Ferrovia Norte-Sul e a duplicação da BR-153, ações que vão fazer do Tocantins um grande centro de logística e de desenvolvimento.

“Grande parte da produção brasileira vai ter que passar aqui em solo tocantinense”, ressalta a senadora que aponta que este é o cenário para o desenvolvimento da agroindústria. “A região que tem rodovias, ferrovias, hidrovia, esta é a região que todos querem”, finalizou a senadora,

O Fórum das Águas

Para a senadora Kátia Abreu, “o Fórum das Águas, é, certamente, um dos instrumentos mais importantes conquistados pela sociedade tocantinense na defesa de nossas bacias hidrográficas, seu aproveitamento racional e sustentável. Ele conseguiu despertar na sociedade esse sentimento plantado nos mais de dez anos do Fórum do Lago, também do Grupo Jaime Câmara que acompanhamos desde 2001. Conseguiu levar a discussão para dentro das casas, para as famílias, nas escolas e isto é fundamental para avançarmos no aperfeiçoamento da relação produção/meio ambiente”, destacou a Senadora.