Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Senadora e ministra Katia Abreu pode passar comando do PMDB para Derval

Senadora e ministra Katia Abreu pode passar comando do PMDB para Derval Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Senadora e ministra Katia Abreu pode passar comando do PMDB para Derval Senadora e ministra Katia Abreu pode passar comando do PMDB para Derval

O comando do PMDB no Tocantins deve ter uma definição importante na próxima semana quando está previsto para acontecer uma reunião da direção nacional em Brasília. Na reunião a senadora e ministra da Agricultura, Katia Abreu deve passar o comando da legenda para o ex-vice-prefeito de Palmas, peemedebista histórico, Derval de Paiva.

Derval já teria ido a Brasília conversar com Katia sobre o assunto e teria a aprovação dos membros do partido no Estado. A legenda está com problemas financeiros, dívidas em aberto e até sem sede. Derval deve assumir com o compromisso de reestruturar a legenda e principalmente já preparar o partido para as eleições do próximo ano.

O PMDB é a legenda com mais representantes eleitos no Estado: o governador Marcelo Miranda, três deputados estaduais na Assembleia Legislativa: Rocha Miranda, Nilton Franco e Elenil da Penha, três federais: Dulce Miranda, Josi Nunes e o ex-governador Carlos Gaguim além da senadora Katia.

Deputados do partido ouvidos pelo Conexão Tocantins informaram que aguardam definição da nacional e afirmam torcer para que Derval assuma mesmo a presidência. Atualmente o ex-vice-prefeito da capital mesmo sem assumir cargo político ajuda a atual gestão através do conselho político.

O partido vem de um processo interno de divergências que resultou numa intervenção da nacional nas vésperas do pleito ano passado quando Leomar Quintanilha foi tirado do comando e uma comissão foi montada e presidida pelo senador Valdir Moka.