Cultura

Foto: Leila Mel

Durante entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira, 3, em Araguaína, o secretário municipal do Esporte, Cultura e Lazer, Wilamas Ferreira, anunciou a programação oficial das quatro noites do Carnabalada 2015 - Carnaval Multicultural. O circuito da folia será montado na Avenida Filadélfia, próximo à Conab, onde a festa inicia no sábado, 14, e só termina na terça-feira, 17 de fevereiro. Além de artistas locais, os destaques são as bandas Devassa, Java, Zumbalada e Balagandaya, e como atração principal está o cantor de sertanejo universitário Thiago Brava Elétrico.

“Este ano o Carnabalada mudará de local, facilitando a acessibilidade do público, e, assim como no ano passado, será monitorado com câmeras de segurança capaz de fazer um giro de 360 graus. Tudo para garantir a segurança do folião”, assegurou o secretário, acrescentado que serão realizadas durante o período ações de educação e prevenção.

Neste ano, sete blocos de carnaval devem dar um brilho a mais para o Carnabalada: ‘Vem com Nóis’, ‘Araguaína Folia’, ‘Agarra e Beija’, ‘Arena’, ‘Camaleão’, ‘Butina’ e ‘Vem comigo pra balada’. Assim como os blocos, se apresentam também grupos de capoeira todas as noites e nas matinês, que acontecem domingo, 15, e terça-feira, 17, com shows e concursos de fantasia que irão animar os pais e o público infantil.

A Prefeitura ainda apoia a realização de dois eventos cristãos tradicionais na cidade no período do Carnaval. O Arrarai da Renovação Carismática Católica é um deles, que este ano acontece na Paróquia São João Batista, no Bairro São João.

O segundo evento será o 3º Congresso Alegra-te Jovem, que acontece no o Ginásio Poliesportivo William Castelo Branco, também no Bairro São João. O evento é organizado pela União das Mocidades da Assembleia de Deus.

Investimentos e público

O secretário destacou que o Carnaval é uma festa de trabalho para artistas, vendedores e servidores da Prefeitura. Para realização do Carnaval e em apoio aos eventos cristãos, a Prefeitura investiu cerca de 400 mil reais.

A cada noite a organização espera um público estimado de 10 mil foliões. O circuito de contará com dois palcos montados na avenida. No local terá infraestrutura completa de 40 banheiros químicos, tendas de apoio, camarote e 56 bares e lanchonetes internos e externos.

Segurança e orientações

40 seguranças e 50 policiais militares e civis, ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do SAMU, com postos de plantão para atender aos participantes do Carnaval.  

Através do programa DST/AIDS, equipes da Vigilância Epidemiológica Municipal farão a distribuição de preservativos e fiscais da Vigilância Sanitária e do Departamento Municipal de Posturas atuarão orientando os comerciantes no circuito da folia. A Prefeitura contará também com o apoio da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável.

O evento tem o apoio das secretarias da Infraestrutura e Planejamento, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia, Agência Municipal de Transporte e Transito (AMTT) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO).

Confira a programação:

Sábado, dia 14

19h - Dj Piu

20h - Grupo Alto Nível

21h - Banda Swing Muleke

22h - Thiago Brava Elétrico

23h30 - Banda Balagandaya

1h - Banda Ziriguidum         

Domingo, dia 15

15h - Matinê com Dj Charles, Turminha Mágica, Embalos do Forró Elétrico e Concurso de Fantasias

19h - Dj Charles

20h - Banda The Norths

22h - Mc Tavinho

23h - Banda Devassa da Bahia

1h - Guiné Elétrico

Segunda, dia 16

19h - Dj Edilson Coelho

20h - Evair Prado

21h - Mc Jheff

22h - Glaydson Swingão

23h30 - Banda Zumbalada da Bahia

1h - Banda Swing do Negão

Terça, dia 17

15h - Matinê com Dj Pepêu, Turminha Mágica, Kosmo Jamaica e Concursos de Fantasias

19h - Dj Pepeu

20h - Kosmo Jamaica

21h - Rafael Vaz Elétrico

22h - Carloni Elétrico

23h - Felipe & Matheus Elétrico

1h - Banda Java da Bahia