Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A sessão ordinária na Assembleia Legislativa foi presidida pelo deputado novato Mauro Carlesse (PTB), desta quinta-feira, 5. Estiveram presentes poucos parlamentares.

Após uma semana de intensas discussões e movimentações políticas na Casa de Leis muitos deputados já viajaram para as bases no interior nesta quinta-feira, 5. A formação de blocos partidários voltou ao debate. O caso do deputado Cleiton Cardoso (PSL) foi mencionada. Ele escolheu ficar no bloco de partidos da oposição e depois reconsiderou

Mourão apresentou um requerimento em regime de urgência no qual pede uma análise da direção geral para evitar equívoco na condução da formação dos blocos observando o direito do parlamentar de escolher em qual bloco ficará. “Vamos buscar através do consenso esse entendimento”, frisou. Segundo ele algumas ações feitas ao longo desse dias tiveram equívocos regimentais, disse. O presidente da Casa, Osíres Damaso indeferiu o pedido de saída de Cardoso do bloco e ele teve que permanecer junto com o grupo PSB e Democratas.

Blocos

O deputado José Roberto Forzani foi indicado líder do bloco formado pelos deputados do partido, Amália Santana e Paulo Mourão além de Eduardo do Dertins do PPS. O PMDB compôs com Eli Borges do Pros e o bloco ficou formado por Nilton Franco, Rocha Miranda, Elenil da Penha. 

Da oposição o deputado Eduardo Siqueira lidera o bloco formado pelo seu partido junto com o PR e tem os parlamentares: Mauro Carlesse (PTB), Luana Ribeiro (PR) e José Bonifácio (PR). O terceiro bloco é formado por PSB, PRTB, PSDB e DEM e tem como líder Ricardo Ayres.Os componentes do bloco são: Júnior Evangelista (PRTB), Osires Damaso (DEM) e Olyntho Neto (PSDB).

Outro bloco é formado somente pelos parlamentares do Solidariedade: Wanderlei Barbosa, Amélio Cayres, Jorge Frederico e Vilmar do Detran e é liderado por Barbosa que foi também líder dos últimos meses do governo anterior.

A deputada Valderez Castelo Branco lidera o bloco formado por PSD, PSL e PP que tem como membros Valdemar Junior, Toinho Andrade e Cleiton Cardoso.

Comissões

Depois de fechar os blocos a Assembleia vai definir a presidência e composição das seguintes comissões: de Acompanhamento e Estudos de Políticas Públicas para a Juventude, de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, de Cidadania e Direitos Humanos, de Defesa dos Direitos da Mulher, de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia, Educação, Cultura e Desporto, Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, Minas e Energia, de Saúde, Meio Ambiente e Turismo e de Segurança Pública.Cada comissão tem cinco membros e cada deputado pode compor em pelo menos três.