Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

Nesta segunda-feira, 9, uma comitiva do Exército Brasileiro se reuniu com o governador Marcelo Miranda, no Palácio Araguaia, para discutir a renovação de convênio firmado em junho de 2013, para execução de obras de restauração das rodovias TO-040 e TO-110, no sudeste do Tocantins, na divisa com os estados da Bahia e Goiás.

O convênio, no valor de R$ de 37.983.968,49, tem duração de 18 meses, com previsão de ser finalizado neste mês. Do montante contratado, foi repassado ao Exército Brasileiro pela gestão anterior o valor de R$ 10.945.630,00. Em dezembro do ano passado, foi feita a solicitação de aditivo de prazo por mais 12 meses e o pedido está em análise.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Sérgio Leão, o convênio, firmado durante a gestão anterior, não recebeu o tratamento devido e não houve o repasse pactuado pelo Estado com o Exército Brasileiro. “Os desembolsos não foram suficientes para que a obra tivesse o andamento normal. O governador fez as considerações sobre as dificuldades financeiras que o Estado está passando no momento e o Exército está também analisando a possibilidade de dar uma continuidade, desde que seja feito uma nova proposta, um novo organograma. O governador pediu que fizéssemos um trabalho junto com as secretarias de Planejamento e Fazenda para viabilizar os recursos para que o Exército continue executando essa obra”, explicou.

A previsão era que o convênio possibilitasse melhorias nas condições de tráfego de oito municípios: Dianópolis, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, Aurora, Lavandeira, Combinado e Novo Acordo. “Apresentamos ao governador as perspectivas para o trabalho futuro naquela região, uma atualização do trabalho, dos dados. Nós temos bastante interesse de permanecer nessa área”, afirmou o diretor de Obras de Cooperação do Exército, general Marcio Velloso Guimarães.

As obras, que deveriam beneficiar cerca de 100 mil habitantes, foram alvo, nos últimos meses, de reclamações de moradores da região, quanto à qualidade das rodovias que abrangem o convênio. Segundo a Secretaria da Infraestrutura, havendo a renovação do convênio, o Governo do Estado vai intensificar as fiscalizações das obras. (Secom-TO)