Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Com o tema "Escala 1:1 - ações humanas para espaços monumentais", o curso de teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza neste domingo (22) na Praça dos Girassóis, diversas atrações, entre performances, intervenções urbanas e ações poéticas, todas elas problematizando a ocupação do espaço da Praça, opondo sua monumentalidade à escala humana do fazer artístico intervencionista.

Mais de 10 artistas se reunirão para discutir a ocupação do espaço público através de várias ações poéticas espalhadas pela praça e em diferentes horários do dia. "A maior parte das ações tem caráter interventivo, isto é, devem surpreender o público usual da praça sem horário marcado", ressalta uma das organizadoras do evento, Thaise Nardim.

Outras obras, como performances e contação de histórias, serão apresentadas a partir das 17h. O evento é uma manifestação cultural coletiva, sem fins lucrativos e parte da iniciativa de artistas locais que se incomodam com a baixa frequência à Praça, especialmente no que diz respeito à cultura.

O evento Cultural é organizado pelos professores do curso de Teatro da UFT , Thaise Nardim e Julia Lotufo e do estudante do curso, Filipe Porto.

Sarau de histórias

Na ocasião, também acontecerá, às 19h30, na Praça dos Girassóis (em frente ao chafariz), um Sarau de contação de histórias, com o título "Bi Qui" - Historietas Tocantinenses. A atração é realizada pela turma do 6º período do curso de Teatro da UFT organizado pela professora Renata Ferreira como forma de conclusão do Seminário Interdisciplinar do curso.