Educação

Foto: Divulgação

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) está com inscrições abertas para os interessados em participar da XI Olimpíada Brasileira de Biologia. O objetivo da competição é despertar nos estudantes o interesse no estudo da disciplina. Podem participar da olimpíada estudantes do ensino médio e as inscrições poderão ser feitas pelo professor responsável até o dia 13 de março pelo sitewww.ambiojovem.org.br.

De acordo com a organização, a olimpíada será realizada em duas etapas. A primeira no dia 11 de abril, composta por 30 questões de múltipla escolha e de caráter classificatório. Os classificados nesta etapa farão a segunda prova, também eliminatória, e que acontecerá no dia 17 de maio. Os 15 melhores colocados na segunda etapa do certame participarão de um treinamento prático no período de 8 a 17 de junho no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

Ao final do treinamento, os quatro candidatos que obtiverem os melhores resultados nas avaliações participarão da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), na Dinamarca. Já os participantes que ficarem entre a 5ª e a 8ª colocação poderão participar da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em El Salvador, na América Central.

A professora Simone Rosa de Oliveira, que leciona biologia na Escola Estadual Ulisses Guimarães, no município de Pau D’Arco, já se cadastrou para participar da olimpíada este ano. “Incentivar a participação dos alunos fazem com que eles de interessem mais pelo estudo porque estarão focados no objetivo de passar para as próximas fases”, contou Simone.