Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A iniciativa dos bombeiros Cabo Bruno Moraes e 3° sargento João Paulo Paiva em pouco tempo estará auxiliando o trabalho do Corpo de Bombeiros do Tocantins e Defesa Civil. Diante da necessidade vivenciada no dia a dia da profissão, eles que são estudantes do curso de sistemas de informações, aproveitaram a demanda para desenvolverem na universidade um projeto para a construção de um drone, veiculo aéreo não tripulado, o trabalho deu certo e agora eles estudam novas possibilidades para uso do equipamento. 

Durante um ano e meio de estudos eles se empenharam para conseguir um protótipo que hoje já pode ser usado em atendimentos e situações que envolvam riscos ou que não podem ser acessados pelos bombeiros. “Começamos a trabalhar neste projeto porque hoje temos poucas aeronaves no mercado que tem características específicas para o trabalho que os bombeiros desempenham”, explica Moraes. 

Os estudantes fazem parte do grupo de automação e robótica da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins. O equipamento pode alcançar até 500m de altura, é movido por controle remoto, e tem autonomia de bateria de até 20 minutos. Agora eles querem adquirir novos materiais para ampliar as possibilidades de uso do drone. “Iremos acoplar uma câmera, sensores térmicos e um GPS ao drone, o objeto é adaptá-lo a diversas situações que os bombeiros possam enfrentar” conta Paiva. 

BNDES

Um projeto para a aquisição de equipamentos similares ao drone desenvolvido por Moraes e Paiva foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 25, ao Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES. Os bombeiros trabalham no setor de desenvolvimento de software do Comando Geral e também foram os responsáveis por apresentar ao BNDES a proposta da compra de um drone que possui software de código aberto. Com o equipamento os bombeiros poderão realizar varredura automática de incêndios dentre outras ações.