Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Durante uma ação de vistoria realizada na manhã desta quinta-feira, 05, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), policiais militares encontraram um túnel com mais de dez metros de extensão. Esse túnel vinha sendo cavado por detentos da unidade prisional durante esse período em que os policiais civis do Estado, responsáveis pela segurança nos presídios, permanecem com suas atividades paralisadas. O túnel está sendo periciado, para posterior concretagem. Na CPP são 60 celas ao todo.

A vistoria ocorrerá durante todo o dia de hoje. A Polícia Militar entrou na CPPP respaldada por uma decisão judicial da desembargadora Maysa Vendramini, na qual ela declara a greve como ilegal e autoriza os militares a fazerem vistorias em unidades prisionais de todo o Estado, caso os policiais civis não voltassem ao trabalho.

A entrada dos policiais militares na CPPP teve início às 5 horas e o acesso aos pavilhões às 7 horas. Nesse período os detentos foram retirados de suas celas e encaminhados para o pátio de banho de sol. Após isso, todos os pátios internos e externos da unidade prisional começaram a ser minuciosamente vistoriados.

A ação é comandada pelo tenente-coronel Wagner Vieira da Cunha. “Bastante material foi encontrado na unidade, como celulares, espetos de ferro, chuchos, entre objetos perfurantes. Os detentos nos receberam na paz e colaboraram com a ação (sic)”, informa ele.

O efetivo empregado na operação foi de 139 homens, sendo nove bombeiros e os demais 130 divididos entre integrantes do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Companhia Independente de Operações Especiais (Ciop). O Serviço de Inteligência da PM identificou problemas na CPPP após o encaminhamento de detentos feridos para as unidades de saúde, o que sugeria que os presos estavam armados e poderiam estar preparando uma possível rebelião ou mesmo uma fuga em massa, que acabou sendo frustrada com a descoberta do túnel. (Matéria atualizada às 15h08min)