Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Mauro Rezende, engenheiro:  “Prefiro pagar à vista por causa do desconto de 10%”

Mauro Rezende, engenheiro: “Prefiro pagar à vista por causa do desconto de 10%” Foto: Zezinha Carvalho

Foto: Zezinha Carvalho Mauro Rezende, engenheiro:  “Prefiro pagar à vista por causa do desconto de 10%” Mauro Rezende, engenheiro: “Prefiro pagar à vista por causa do desconto de 10%”

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até a próxima segunda-feira, 16, para efetuar o pagamento integral do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015, com desconto de 10%. Ao todo, são mais de 88 mil veículos inseridos nesta modalidade.

O pagamento do IPVA pode ser feito à vista com desconto, à vista sem desconto ou parcelado, neste caso, com parcelas de março a junho. Conforme informou a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os proprietários que preferirem, podem parcelar o tributo em quatro vezes, cujo prazo final para o pagamento da primeira parcela também é na mesma data.

O gerente de Fiscalização e Segurança do Detran, tenente Geraldo Magela, ressaltou os benefícios do pagamento para o erário e principalmente para o contribuinte. “O importante do pagamento em dia é que o contribuinte não está sujeito a nenhuma sanção prevista em lei e tem garantido o DPVAT Seguro obrigatório”, disse.  A arrecadação do imposto é necessária, pois é uma das principais fontes de receita do Estado e também é revertida para melhorias nas vias públicas, investimentos nas ações de fiscalização do órgão bem como de educação para o trânsito, conforme lembrou o gerente.

O corretor de seguros Fábio Cesar tem veículo com a placa de final 4 e disse que já está se organizando para pagar o imposto até a próxima segunda-feira. “Já estou vendo para pagar à vista”, afirmou. O pagamento à vista também foi o escolhido pelo engenheiro Mauro Rezende. “Prefiro pagar à vista por causa do desconto de 10%”, disse.

O mototaxista Rubens Rodrigues ressaltou que faz de tudo para pagar em dia para ficar tranquilo. “Pagando em dia, a gente anda tranquilo e não corre risco de ter problemas com a fiscalização do trânsito, ainda mais nós, que somos mototaxistas e transportamos pessoas”, destacou.

Pagamento

As guias para efetuar o pagamento podem ser acessadas pelo site www.sefaz.to.gov.br/ipva, ou em qualquer Agência de Atendimento da Sefaz. O pagamento deve feito na rede bancária autorizada. O montante arrecadado com o IPVA é partilhado 50% para o Estado e 50% para o município onde o veículo é licenciado.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) incide sobre a propriedade de veículos e tem como base de cálculo é o valor venal do veículo. (Secom-TO)