Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na próxima segunda-feira, 16, a partir das 8 horas da manhã, será realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Peixe (TO), na qual a prefeita do município, Neila Pereira dos Santos (PSDB), irá apresentar as contas do município no segundo semestre de 2014, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo a prefeita, o encontro é importante para detalhar as finanças do município, deixando a comunidade informada da situação da cidade.

“Os gestores têm a obrigação de apresentar as contas do semestre anterior, no semestre subsequente, conforme prevê a legislação. Assim, iremos realizar está audiência para tratar do orçamento do segundo semestre de 2014, demonstrar qual foi o orçamento aprovado, e quais foram as despesas, de uma forma bem detalhada. Esperamos que toda a comunidade participe para conhecer a nossa real situação”, declarou a prefeita Neila, destacando que durante a audiência irá esclarecer a situação da Educação – que no momento passa por uma greve de professores – no município

Segundo a prefeita, a audiência terá início a partir das 8h para que seja possível apresentar todos os programas – o da Saúde, por exemplo, é bem extenso. “Optamos por realizar a audiência durante o dia todo para que seja possível apresentar todas as contas. Assim, iniciaremos pela manhã, iremos apresentar a situação da Saúde e prosseguindo com as demais secretarias, de modo que até umas 16h a gente deve fechar a programação”, afirmou.

Neila ressaltou que o ano de 2014 foi muito difícil financeiramente para o município, em função da redução dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “As dificuldades iniciaram a partir do momento que a presidente Dilma instituiu a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que reflete no FPM, reduzindo consideravelmente a receita do município, enquanto as despesas são fixas, não mudam. Além disso, herdamos muitas dívidas das gestões anteriores, despesas judiciais, que somos obrigados a pagar, dificultando a gestão”, disse.

De acordo com Neila, o orçamento do município sofreu pouca alteração também para 2015, de maneira que é importante a presença da comunidade e de todas as classes da sociedade, para conhecer a situação do município. “A gente não irá realizar a audiência apenas para mostrar números, mas para mostrar a realidade, mostrar com clareza qual foi a nossa receita orçamentária, quais foram as despesas executadas, e onde foram aplicados cada recurso”, concluiu.