Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) participou, nesta quarta-feira, 18, de Audiência Pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, com a presença do ministro Vinícius Lages e defendeu maior participação do Tocantins na agenda de turismo do Brasil e melhoria na infraestrutura do estado, entre as quais a construção de um aeroporto na cidade de Mateiros, portal de entrada para o Jalapão, principal cartão de visitas do Estado.

Ele elogiou o ministro argumentando que a presidenta Dilma Rousseff acertou na manutenção de seu nome para a pasta e lembrou que o ministro já esteve duas vezes em visita ao Tocantins, inclusive seu passeio pelo Lago do Lajeado, da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. Donizeti ressaltou a importância de maior inserção do Estado na agenda e divulgação pelo ministério alegando que é preciso mostrar o Tocantins para o Brasil e o mundo, como uma alternativa prazerosa de visita para o visitante brasileiro e estrangeiro.

“O meu Estado é novo e ainda pouco conhecido do ponto de vista das atrações turísticas e precisa ser mostrado para o Brasil e para o mundo como destino alternativo”, comentou o senador, citando as várias atrações do Estado como o próprio Jalapão, os rios Tocantins e Araguaia, os lagos do Lajeado e da UHE Peixe Angical e a própria capital Palmas que é planejada e organizada para ser ponto turístico. Ele informou ao ministro Vinícius Lages, que o governador Marcelo Miranda (PMDB) já se prepara para mostrar um projeto de inclusão do Estado na agenda do ministério e da Embratur.

O Tocantins é o único estado brasileiro que tem seis vizinhos – Maranhão, Piauí, Pará, Mato Grosso, Bahia e Goiás – disse o senador, e ainda dentro de Goiás o Distrito Federal, acrescentou, com uma infinidade de atrações entre rios, ilhas (Ilha do Bananal) e lagos para mostrar ao turista que nos visitar, concluiu. O Aeroporto Internacional Lysias Rogrigues, de Palmas é o principal do Estado e portal de entrada para visitação.