Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Ao lado da professora de física, Karoline exibe a conquista na última edição da olimpíada Ao lado da professora de física, Karoline exibe a conquista na última edição da olimpíada
  • Os estudantes podem se inscrever pelo site da competição para disputar as medalhas da OBR

Estão abertas as inscrições para a edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que terá a final nacional realizada em Minas Gerais, no dia 10 de outubro. A competição é dividida em duas modalidades: teórica e prática. As modalidades são independentes e cada escola poderá inscrever seus alunos nas duas.

Ambas as modalidades podem ser disputadas por alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico e que tenham até 19 anos. As inscrições devem ser feitas no site da OBR (www.obr.org.br); para a modalidade teórica poderão ser feitas até o dia 7 de agosto e para a modalidade prática o prazo é mais curto, até o dia 30 de abril.

As provas teóricas estão previstas para o dia 21 de agosto e serão realizadas em todo o território nacional. O conteúdo para cada uma das séries inscritas pode ser viabilizado na Matriz de Referência, disponível na página da Olimpíada. No caso da modalidade prática, as coordenações regionais e estaduais definirão as datas das provas da primeira fase até o dia 10 de maio. Desta etapa, os alunos melhores colocados se classificarão para a próxima fase da competição, que será nacional.

No Tocantins, a equipe da Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, localizada em Gurupi, já está mobilizando os alunos interessados em participar da modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica. No ano passado, a escola participou pela primeira vez e teve uma das suas alunas, Maria Karoline Ferreira Lima Morais, premiada com uma medalha. “Participar da olimpíada me oportunizou mais conhecimento e a busca pelo aprender significativo”, disse Karoline, que já se prepara para os desafios de 2015.

Para a professora de Física Ingrid Gillung Nikkel a participação dos alunos na olimpíada desperta o interesse porque a maioria dos jovens gosta de robótica. “Percebemos que melhora a autoestima e este ano, vamos incentivar uma maior participação”, frisou Ingrid.

A diretora da Escola, Nilceia Francisco Costa Camargo, contou que mobilizar a escola para participar da Olimpíada de Robótica foi uma experiência nova. “É muito bom ter os nossos alunos competindo com outros estudantes do Brasil inteiro”, avaliou. (Ascom Seduc)