Polí­tica

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes interessados em participar do projeto de extensão Deputado Universitário Tocantinense com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos maior proximidade com o processo legislativo, em especial aos alunos do curso de Administração. Ao todo são 45 vagas, sendo 35 estudantes na função de deputados, cinco acadêmicos de  Direito   para  atuarem no assessoramento, acompanhamento e correção dos projetos de leis e mais cinco do curso de Comunicação Social para atuarem como jornalistas e fotógrafos.

Os interessados devem se inscrever por meio do formulário online até o dia 17 de abril. A ação acontecerá durante dois dias com uma simulação do Processo Legislativo na Assembleia do Tocantins. Os Deputados Jovens, na ocasião, também participarão de um Treinamento sobre noções gerais de processo e produção legislativa, fornecendo informações para a produção dos projetos de lei e para o andamento da simulação.

O coordenador geral do projeto, Vinícius Barbosa Albernaz, diz que “tal método proporcionará ao aluno não apenas a possibilidade de simular as principais decisões tomadas no País, mas também a oportunidade de compreender como funciona a Assembleia Legislativa e conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas da nação”, explica.

Os deputados universitários selecionados, os estudantes de jornalismo, acadêmicos de direito e colaboradores terão os seguintes benefícios, como: certificado padrão Proex de 40 horas de atividades de extensão; Prêmio Deputado Destaque (premiação a ser divulgada posteriormente); transporte para os alunos do interior e alojamento na universidade (caso necessário).

O projeto Deputado Universitário Tocantinense é realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), com as coordenadorias de docência pelo professor Edi Benini; acadêmica, Romário Rocha Nascimento; e de comunicação, professora Cynthia Mara.

Edital nº 001/2015 - Abertura Seleção Projeto Deputado Universitário Tocantinense