Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura Municipal, promove até a próxima sexta-feira, 13 de abril, em Couto Magalhães, a 280 km de Palmas, o Curso de processamento Artesanal de Frutas, voltado para os agricultores familiares. A iniciativa tem por objetivo diversificar as atividades dessas famílias, aperfeiçoar as técnicas de produção e propiciar alternativas para a geração e renda.

Segundo a extensionista rural, Hermina Martins, instrutora do curso, as aulas terão duração de 32 horas, com a participação de 15 agricultores e serão realizadas no Cras, das 7h30 às 17h30. A grade de conteúdo inclui o preparo de doces, conservas, compotas, geleias de frutas, licores e as boas práticas de fabricação.

“A gente procura aproveitar as frutas da região para dar a oportunidade do agricultor investir e agregar valor a sua produção. Nesse curso vamos utilizar, mamão, maracujá, abacaxi, a acerola, dentre outras”, explica a extensionista.

Para a realização do curso, o Ruraltins, além da instrutora, ofereceu todo material didático e os certificados. Já a Prefeitura disponibilizou o local para as aulas e a hospedagem dos participantes.

Feira da Agricultura Familiar

Os alimentos produzidos no curso serão comercializados na I Feira da Agricultura Familiar do Território Médio Araguaia, que será realizada nos dias 17 e 18 de abril, em Couto Magalhães.

Outras informações no escritório local do Ruraltins, em Couto Magalhães. (Ascom Ruraltins)