Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Na tarde de quarta-feira, 15, representantes da Fundação e Centro Universitário UnirG participaram de uma reunião na Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Palmas, para a retomada do projeto de recuperação das nascentes e margens dos córregos da sub-bacia do rio Gurupi. A segunda parcela do financiamento está estimada em R$ 500 mil.

Participaram da reunião a secretária da Semarh, Meire Carreira, o diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Araújo de Azevedo, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a reitora do Centro Universitário UnirG, Lady Sakay, a assessora técnica do órgão de apoio à Fundação UnirG – Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e coordenadora do projeto, Nelita Gonçalves Faria e Bessa e a assessora do (CT&I), Mireia Bezerra.

De acordo Nelita Bessa, a reunião foi para restabelecer o contato institucional com a nova gestão da Semarh e situar sobre o andamento do projeto aprovado por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. “Esse foi um importante contato para a continuidade de políticas públicas ligadas a recursos hídricos, essenciais para o desenvolvimento do Estado”, disse.

“Assim que a Instituição receber a segunda parcela, serão retomadas as ações previstas, como a criação do Comitê de Bacias, o levantamento socioeconômico e articulação com os segmentos envolvidos”, destacou a coordenadora.

Para Meire Carreira a parceria com a UnirG faz parte da proposta política do Estado. “É uma ação da nossa política, contribuir para a criação do comitê de bacias hidrográficas que não têm naquela região, buscando a revitalização, recuperação e urbanização dos córregos”, disse a secretária.

“A Semarh identificou a prioridade do projeto garantindo a alocação do recurso para a continuidade das ações que trabalharão vários fatores primordiais como a inserção social, a conscientização e a sustentabilidade”, disse Sávio Barbalho.

Para Lady Sakay “foi um momento bastante produtivo para a retomada do projeto. Essa integração é fundamental na discussão das ações em conjunto”.

O projeto

O projeto tem por objetivo criar o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Santo Antônio e Santa Tereza e revitalizar a sub-bacia do rio Gurupi (córrego Pouso do Meio, Mutuca, Jandira e Água Franca). A assinatura do convênio foi realizada no ano passado e a primeira parcela foi destinada para aquisição de um micro-ônibus.

É uma realização da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com execução da UnirG e parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), prefeituras municipais e organizações não governamentais.

Atividades

O projeto envolverá sete municípios, além de Gurupi: Peixe, Jaú do Tocantins, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Alvorada, Sucupira e Talismã.

Escolas e a sociedade em geral participarão de atividades como educação ambiental e a produção de mais de 20 mil mudas de espécies nativas para a recomposição da mata ciliar nos vários trechos da sub-bacia.