Educação

Foto: Divulgação

Nos dias 28 e 29 de abril a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a primeira edição do Seminário de Educação Integral, com o tema Ressignificação do currículo, do tempo, do espaço e das relações escolares. A abertura do evento será realizada no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8 horas, e contará com a presença do governador do Tocantins, Marcelo Miranda.

Durante dois dias diretores, professores e gestores dos 139 municípios do Estado vão discutir os conceitos de Educação Integral e Humanizada, com base na diversificação curricular, em novas perspectivas da formação de professores e em um novo modelo de gestão da escola pública.

De acordo com o secretário Adão Francisco de Oliveira, diante do novo modelo de gestão educacional, é possível analisar as atuais políticas para o ensino médio e, nesse contexto, identificar o que as diretrizes curriculares trazem de novo para a organização do ensino médio no País.

“O que nós estamos apresentando para a Educação do Tocantins tem a finalidade de permitir que a escola tenha significado para alunos e professores, e nós entendemos que essa importância só será possível a partir da Educação Integral e Humanizada com a ressignificação do currículo e fortalecimento de áreas do conhecimento hoje marginalizadas”, explica o secretário.

O seminário será coordenado pela Diretoria de Ensino da Seduc, que desde o início deste ano desenvolve um plano de trabalho pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pela necessidade de levantar propostas para fortalecer a qualidade do ensino médio.

Mesas- redondas

A programação contará com mesas-redondas e oficinas com a participação dos educadores. Protagonista de uma das mesas -redondas que vai debater a “Ressignificação Curricular”, o professor Marcos Elias Moreira, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, destacou que o encontro vai ser fundamental para discutir a elaboração de um novo modelo de ensino médio para o país. “A partir de um amplo debate, poderemos contribuir para o aperfeiçoamento do ensino médio no Tocantins e no Brasil”, completou.

Jáo professor Cláudio Pires Viana, mestre pela Universidade Federal de Goiás, vai discutir o tema“Educação Integral - Pressuposto Teórico e Metodológico”. Durante o evento também serão formados grupos de trabalhos que discutirão propostas para as políticas e ações que acrescentem na reformulação curricular.