Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Com programação elaborada para produtores e técnicos que utilizam o sistema de engorda em confinamentos, a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), está promovendo a curso Escola de Confinamento 2015 em Paraíso do Tocantins, para divulgar as boas práticas neste sistema. O curso teve início na última segunda-feira, segue até esta quinta-feira, 30, na Associação Comercial da cidade, das 8 às 18 horas.

O objetivo é treinar produtores e técnicos que já utilizam o sistema ou que pretendem investir no uso dessa tecnologia, com palestras que abordam temas como: manejo racional, nutrição de bovinos, sanidade animal, gestão, produção de silagem e manejo de pastagens. Amanhã, 30, acontece a visita técnica em uma propriedade no município de Pium.

Para a gerente de Políticas para a Pecuária da (Seagro), Érika Jardim esta iniciativa promove a oportunidade de fortalecer parcerias e otimizar recursos para potencializar resultados. “Nós registramos a maior participação de todos os cursos realizados pela Assocon com este tema, 63 participantes, enquanto a média é de 45, isso demonstra o interesse de nossos produtores em buscar cada vez mais desenvolvimento e qualidade”, explica.

Para a zootecnista da Assocon, Juliane Gomes, a parceria com o Governo Estado é fundamental para atingir o maior número possível de produtores. ”O nosso objetivo é suprir a necessidade de mão de obra qualificada para que os produtores possam agregar esses profissionais ao investimento que já fizeram em tecnologia”, comenta.

Dados

O Tocantins ocupa a 7ª posição no ranking nacional de bovinos em confinamentos, com aproximadamente 150 mil animais confinados a cada ciclo, que acontece num período de 90 a 120 dias, no final da engorda dos bovinos, com a participação de 40 produtores. (Ascom Seagro)