Esporte

Foto: Divulgação Etapas regionais dos Jets classificam equipes e atletas para as finais estaduais realizadas em Palmas Etapas regionais dos Jets classificam equipes e atletas para as finais estaduais realizadas em Palmas

Nesta semana mais duas Diretorias de Educação realizam etapas regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Entre os dias 6 e 10 de maio, os municípios de Guaraí, no Norte do Estado e Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, serão sede de modalidades individuais e coletivas que compõem os jogos. Conforme o regulamento dos Jets, as etapas regionais classificam equipes e atletas para as finais estaduais que são realizadas em Palmas, no segundo semestre do ano.

De acordo com a Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, devem participar desta etapa dos jogos, cerca de 480 alunos / atletas, de 15 unidades escolares vinculadas àquela Regional. Entre competições individuais e coletivas, os estudantes irão disputar as modalidades de Futsal, Xadrez, Atletismo, Tênis de Mesa – todas nas categorias masculino e feminino. A abertura está prevista para esta quarta-feira, 6, no Quadrilhódromo da cidade.

Segundo o diretor regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa, a expectativa é que os jogos sejam um meio de promover a integração estudantil através do esporte. “A expectativa é que não seja uma mera competição, mas um momento de entretenimento e integração entre os alunos, com o objetivo de revelar novos talentos no esporte”, disse.

Já em Guaraí, a abertura oficial da etapa regional dos jogos deve ser realizada a partir das 16h desta quarta-feira, no Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Zanina. De acordo com informações da DRE de Guaraí, serão disputadas nesta etapa da competição as modalidades de Xadrez, Vôlei de Praia, Atletismo, Tênis de Mesa, Futsal, Voleibol e Handebol. Todas as modalidades terão competições para alunos do sexo masculino e do feminino, para as categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Presente na competição, o Centro de Ensino Médio Orquelina Torres está com as equipes e atletas preparados para o início dos jogos. De acordo com a diretora da escola, Priscilla ArapaqueLomazzi, a prática desportiva é de grande importância para o ambiente escolar. “A equipe pedagógica está presente nos preparativos, porque não poderia deixar de ser. Esta competição promove uma grande interação entre os alunos e possibilita a inclusão através da prática de diversas modalidades esportivas”, explicou. (Ascom Seduc)