Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Delfino Miranda

Centenas de pessoas têm assistido diariamente as diversas atrações culturais apresentadas no pavilhão da Agricultura Familiar. O local valoriza a cultura típica regional e cede espaço para as mais variadas manifestações culturais da agricultura familiar. Esta é uma ação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), que faz parte da programação da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015).

De acordo com o gerente de Administração da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Gilmar Severino Martins, nas apresentações dos grupos artísticos sempre floresce o trabalho cultural de cada região. “Isso enriquece e resgata a cultura deles e mostra a sua vivência à população em geral, que mesmo sabendo da história de vida [das comunidades], passa a conhecer um pouco do que é feito pelos participantes”, disse.

Na tarde dessa quinta-feira, 7, a apresentação ficou por conta dos Tambores -Ponto de Cultura Artefato, da Ação Social Jesus de Nazaré. “Participo do grupo há sete anos e sentir o calor do público vibrando e admirando o nosso trabalho é muito compensador”, disse Mateus Silva Araújo, um dos participantes do projeto.

O gerente de eventos do Ruraltins, Ézio Silva, afirmou que, neste ano, o espaço da agricultura familiar foi aperfeiçoado para atender à demanda dos agricultores e dos visitantes. “O público tem vindo massivamente, mais do que o esperado. A aceitação é muito grande, porque além deles aproveitarem as mostras de produtos artesanais e exposições de produtos alimentícios das associações e cooperativas, também aproveitam o melhor da cultura tocantinense”, destacou.

Programação

Nesta sexta-feira, 8, entre as principais atrações está o grupo Maculelê da Escola Municipal Horácio José Rodrigues (dança de origem africana),  e pela tarde, a Orquestra Amor Perfeito da Escola de Tempo Integral Vila União, além de Genésio Tocantins. Já no sábado, quem volta a se apresentar é o grupo Tambores, do Ponto de Cultura Artefato, da Ação Social Jesus de Nazaré, e novamente, Maculelê. Para aproveitar essas e outras atrações, visite o pavilhão da Agricultura Familiar.

Realização

A Feira é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.