Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação da região Norte foi aberto oficialmente na noite dessa quinta-feira, 07, no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas. O encontro reúne cerca de 200 educadores dos estados do Tocantins, Pará, Rondônia e Roraima, que irão discutir entre os dias 07 e 09, o alinhamento e a articulação entre os Conselhos, no que diz respeito ao acompanhamento do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A primeira parte do seminário contou com a palestra sobre o regime de colaboração e arranjos educacionais, ministrada por Flávia Nogueira, diretora da Secretaria de Articulação com os Sistemas Estaduais de Ensino, do Ministério da Educação. Na ocasião, a diretora reforçou a importância da participação de todos os conselhos na consolidação do Plano Nacional de Educação. “Hoje, de fato, damos início a um diálogo aberto e que tem como propósito  transformar a educação da região norte e também de todo país”, disse.

A reunião também abordou temas como: o monitoramento contínuo e avaliação periódica da execução das metas do PNE; base nacional comum na Educação Básica, em especial, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e a Educação de Jovens e Adultos.

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará e presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, Suely de Castro, as discussões do encontro direcionam as políticas para a área nos próximos dez anos. "O nosso foco é debater o PNE e os seus desdobramentos nos estados e municípios, assim como os planos estaduais e municipais. Nós precisamos pensar e conseguir colocar em pratica todas as diretrizes do PNE”, concluiu.

Ao apresentar as principais diretrizes do Plano Estadual da Educação do Tocantins o presidente do Conselho Estadual da Educação, Cicinato Mendes, destacou que a educação precisa ser ressaltada como uma das maiores forças de alavanca de uma nação. “O nosso Fórum vai reerguer a importância da Educação no país e, a partir disso, vamos elaborar um documento com propostas de políticas públicas baseada nas discussões realizadas durante as audiências públicas regionais e as que serão definidas nos encontros estaduais”, garantiu.

O Secretário de Estado da Educação Adão Francisco de Oliveira disse acreditar em uma nova visão sobre a Educação em todo País e que as propostas discutidas durante o Fórum serão fundamentais para transformar a realidade atual. “O PNE tem por objetivo mapear as dificuldades existentes na educação e propor maneiras de superá-las buscando alternativas. É importante que os gestores, educadores e a sociedade civil organizada participem ativamente”, ressaltou.

Fórum

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação é um colegiado formado por membros dos 27 conselhos estaduais de todo País, e é dividido em 5 vice-presidências regionais , para discutir questões específicas da educação de cada local.