Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Os mini bovinos estão sendo uma atração à parte na 15ª edição da Feira de Tecnologia da Agropecuária do Tocantins - Agrotins Brasil 2015, no Portal do Pecuária . Mas não é apenas pela aparência (medem metade de um animal de grande porte), é que os animais podem trazer lucro aos criadores. E os visitantes tem até amanhã, 9, quando encerra a feira, para conhecer essa novidade. A Agrotins fica localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

De acordo com a gerente de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Erika Jardim os mini bovinos possuem muitas vantagens: A produtividade da mini vaca é comparada a uma vaca normal, chegando a produzir, em média, 10 litros de leite ao dia e possui um custo de produção inferior ao de outros bovinos. Além disso, os consomem menos que um animal de grande porte e podem ser criados em pequenos espaços.

“Os animais se apresentam como uma excelente opção para a agricultura familiar, pois é um ótimo empreendimento para quem quer fazer da sua chácara um atrativo para o turismo rural”, sugere Erika Jardim.

O único criador de mini bovinos, o pecuarista João Lauro Aires Cavalcante comercializa os animais no Tocantins, e conta que resolveu investir na criação de mini bovinos por seu alto desempenho na produção de leite e para comercialização. Ele possui pouco mais de 100 animais das raças Gir, Nelore e Holandês.  “É um animal dócil e faz sucesso com a garotada e altamente vendável. Com apenas três dias de feira já vendi todos”, disse entusiasmado. 

Mini bovinos

Os animais são resultado do cruzamento reduzido entre os menores animais do plantel tradicional, ou seja, não se trata de uma modificação genética via laboratório, mas de um cruzamento natural entre animais pequenos.

Realização

Agrotins é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.