Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Palmas é a terceira capital com menor proporção de fumantes

Palmas é a terceira capital com menor proporção de fumantes Foto: MarcioVieira

Foto: MarcioVieira Palmas é a terceira capital com menor proporção de fumantes Palmas é a terceira capital com menor proporção de fumantes

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no próximo dia 31 de maio, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira, 29, atividades educativas de orientação aos frequentadores do Parque Cesamar, em Palmas.

As atividades começam a partir das 16 horas com mensuração do grau de nicotina no organismo, demonstração dos efeitos do tabagismo na Boneca Altina e panfletagem com orientação sobre os benefícios do abandono do tabagismo, que é um dos principais fatores relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão, diabetes e o câncer.

Como incentivo à realização de outras atividades educativas, a Sesau ofereceu aos municípios tocantinenses suporte e material didático para realização de atividades educativas no interior do Estado. “Com mais acesso à informação, as pessoas adquirem hábitos mais saudáveis, praticam mais atividade física, se alimentam melhor e tomam conhecimento do que é qualidade de vida”, explica o gerente estadual de Doenças Não Transmissíveis, Jader José Rosário da Silva.

Tratamento

Segundo a Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014, divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo Ministério da Saúde, Palmas é a terceira capital com menor proporção de fumantes, com 6,7% de fumantes na população. A média da população fumante entre as capitais brasileiras é de 10,8%.

Em relação ao Tocantins, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, no Estado a população de fumantes do sexo masculino é de 17,7%, enquanto a feminina é de 9,3%.

De acordo com a técnica da Área Estadual do Tabagismo, Meire Rodrigues, no Tocantins é oferecido tratamento a quem deseja abandonar o fumo. “Este tratamento é oferecido nas Unidades de Saúde e inclui acompanhamento cognitivo comportamental, com sessões em grupos assistidos por profissionais de saúde, e também tratamento medicamentoso”, destacou.

Atualmente, o Tocantins conta com unidades nos municípios de Aparecida do Rio Negro, Bernardo Sayão, Chapada de Areia, Gurupi, Miracema do Tocantins, Miranorte, Silvanópolis, Taguatinga, Tocantínia, Wanderlândia, Xambioá. Em Palmas, Araguaína e Paraíso do Tocantins haverá retorno das unidades de tratamento ao fumante. (Ascom Sesau)