Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Pessoas que não se vacinaram precisam procurar o posto de saúde mais próximo de casa

Pessoas que não se vacinaram precisam procurar o posto de saúde mais próximo de casa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Pessoas que não se vacinaram precisam procurar o posto de saúde mais próximo de casa Pessoas que não se vacinaram precisam procurar o posto de saúde mais próximo de casa

Com feriado nacional de Corpus Christi se aproximando, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lembra os tocantinenses de que a campanha de vacinação contra a influenza termina um dia após o feriado, isto é, na próxima sexta-feira, 5.

Até a segunda-feira, 1º de junho, um total de 245.042 pessoas no Tocantins já haviam sido vacinadas. Esse número corresponde a 76% do grupo prioritário beneficiado com a vacina, que totaliza 324.168 em todo o Estado.

A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% de idosos, crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade; indígenas, a partir de seis meses de idade; gestantes; puérperas até o 45º dia após o parto; trabalhadores da saúde; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições especiais.

“Quem ainda não se vacinou precisa procurar o posto de saúde mais próximo de casa e garantir sua dose até o fim da semana”, orienta a gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra. A campanha contra a influenza se iniciou no dia 4 de maio e terminaria no dia 22 de maio, mas foi prorrogada devido à baixa procura pela vacina.

Imunidade 

A vacina contra a gripe é gratuita e garante reforço da imunidade contra os vírus H1N1, H2N3 e B e evita ainda complicações por agravamento de quadro gripal. A principal forma de transmissão do vírus da gripe é o contato com secreções das vias respiratórias através da tosse, espirro, etc.