Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Lamira Artes Cênicas recebe, entre os dias 14 e 26 de junho, o ator, diretor e roteirista de Teatro de Bonecos, Vinícius Della Líbera em oficina para a montagem do mais novo espetáculo do grupo, com estreia prevista ainda para esse ano em comemoração ao aniversário de 05 anos da Cia.

A proposta faz parte do projeto “Olhai Por Nós”, contemplado com o Prêmio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura, o Promic 2014 da Prefeitura Municipal de Palmas através da Fundação Cultural de Palmas e Fundo Municipal de Apoio à Cultura, tendo como principal finalidade a construção de um espetáculo cênico-musical.

Vinícius Della Líbera ministrará a oficina “Construção de Bonecos Cênicos” que faz uma jornada dentro do teatro de formas animadas, mostrando características e técnicas de animação vindas de países como: Indonésia, China, Japão e Estados Unidos.

Vinícius estudou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP. Integrou o Núcleo Experimental em Artes Cênicas do SESI Av. Paulista,  o grupo  PiaFraus e o grupo Contadores de Estórias de Paraty – RJ. Atualmente realiza seus trabalhos no grupo Voadora Teatro.

“A oportunidade de trazer uma pessoa como o Vinícius para nossa querida cidade, é muito gratificante, ainda mais quando se é para trabalhar e aprimorar a construção do espetáculo. Toda a experiência e conhecimento que o Della Líbera nos traz completa nossos desejos e ensejos.” Diz a coordenadora Geral da Lamira, Caroline Galgane, sobre a expectativa da oficina. “Estamos ansiosos, pois ele trará um técnica nova para a Lamira Artes Cênicas, será a primeira vez que iremos trabalhar com manipulação de bonecos em um espetáculo. Sua vinda será única e muito proveitosa” concluiu.

Sobre a Lamira

A Lamira é um grupo de artes cênicas tocantinense que completa nesse ano de 2015, 05 anos de existência com atividades ininterruptas. O grupo busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

Ao longo desses 05 anos, a Lamira vem construindo espetáculos que servem de referencia estética à capital onde está inserida e vem representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil, já tendo circulado em mais de 25 Estados e o Distrito Federal, passando pelas 04 regiões Brasileiras onde, através de pesquisas e intercâmbios entre grupos, vem construindo e atendendo as diversas demandas do público. Isso lhe permite ter, em seu repertório, espetáculos de rua, infantis, contemporâneos e conceituais.