Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira, 11, o embaixador Isaac M.H. Tsai, representante de Taiwan no Brasil, para estreitar relações entre o Tocantins e o País asiático que ocupa o 14º lugar no ranking da economia mundial. A visita teve como ponto de partida aumentar a parceria cultural e a relação comercial entre ambos, que hoje ainda é acanhada em relação a outros estados brasileiros e estritamente agrícola.

Donizeti recebeu do embaixador informações de que apesar de ser uma ilha pequena (36 mil km²) e uma população de 21 milhões de habitantes, com um crescimento de 7.1%, pode ser uma excelente parceira comercial nos diversos setores da economia, porque detém uma tecnologia bastante avançada nas áreas das telecomunicações, informática e manufaturados, e também do conhecimento e da medicina, principalmente componentes e equipamentos de precisão cirúrgica.

O embaixador ofereceu como exemplo comparativo, que o País compra mais de US$ 300 milhões de dólares de Goiás, enquanto importa apenas 6 milhões do Tocantins, e afirmou que Taiwan produz pouco por suas condições geográficas, o que obriga a importar quase tudo, mas que pode ampliar parceria, como ponto de aporte para o mercado asiático para a China e outros países asiáticos pela importância estratégica e capacidade de negócio de suas feiras. “O empresário brasileiro ainda não conhece nosso País e nosso potencial”, argumentou o embaixador.

O senador retribuiu a gentileza fazendo um breve relato do Estado do Tocantins que possui muitas riquezas naturais (água farta e minérios), uma boa agropecuária e que começa a se estruturar em logística, de novas rodovias, ferrovias e aeroportos. O senador aceitou o convite para organizar uma visita do embaixador, empresários e investidores taiwaneses, para encontros com representantes do governo, das universidades, das federações e dos diversos setores empresarias no Estado.