Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de articular parcerias com órgãos federais para realização de novas ações culturais no Tocantins o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino e o subsecretário André Araújo estiveram no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de junho. Durante a visita os gestores foram recebidos pelo presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Francisco Bosco e pelo diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel.

Para Melck Aquino estreitar os laços com as instituições federais é indispensável para a consolidação do cenário cultural no Tocantins. “Assim como no Ministério da Cultura, o contato direto com os presidentes da Ancine e da Funarte, dois braços fortes do sistema que tem Juca Ferreira como mandante maior, nos abriu um canal direto de comunicação e renderá bons frutos em breve, devagar, estamos construindo as condições para uma cena cultural que tenha o respeito devido do poder público e isso é um compromisso do nosso governador Marcelo Miranda”, concluiu.

Durante a reunião com a Funarte ficou definido que no dia 5 de agosto o Tocantins irá receber a Caravana das Artes, na qual os gestores da Fundação estarão ouvindo os setores ligados às artes visuais, circo, dança, teatro, literatura e música, em rodas de conversa; seminários sobre temas específicos relacionados às políticas das artes, além de uma série de encontros setoriais, onde serão debatidos problemas e sugestões específicas de cada linguagem.

Com a Ancine, os gestores do Tocantins acertaram junto ao diretor-presidente Manoel Rangel os ajustes finais para o edital de produção audiovisual, que deverá ser lançado em setembro, no valor de 1,5 milhões. Um seminário sobre audiovisual deverá realizado no mesmo período, de acordo como ressalta o subsecretário André Araújo. “O seminário terá foco nas questões audiovisuais que são pertinentes ao Estado, como a distribuição dos conteúdos que são produzidos aqui e também as políticas e mecanismos de incentivo que hoje regem a Ancine”, declarou. (Ascom Secult)