Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa Governador assinou a Carta de Milão, documento que formaliza compromisso com produção sustentável de alimentos e com a dignidade humana Governador assinou a Carta de Milão, documento que formaliza compromisso com produção sustentável de alimentos e com a dignidade humana

O governador Marcelo Miranda, fez um compromisso formal, nessa terça-feira, 23, em Milão, Itália, de trabalhar para que os processos de produção de alimentos no planeta sejam sustentáveis, uma forma de garantir a dignidade da pessoa humana para as gerações futuras com acesso igualitário à comida, água potável e energia. A assinatura do documento, intitulado Carta de Milão, aconteceu durante visita do governador e comitiva tocantinense da missão à Europa a um dos maiores eventos do mundo, a Expo Milão, que este ano tem como tema “Alimentado o planeta, energia para a vida”.

O compromisso foi firmado no espaço brasileiro do evento, uma área de quatro mil metros quadrados, dedicada a promover o País e, sobretudo “mostrar outros lados da nossa terra, além do samba e futebol, que os europeus e a comunidade mundial não conhecem como nossa diversidade, riquezas e o que somos capazes de produzir”, destacou Christine Garcia Concheso, diretora da ApexBrasil, responsável pelo estande do governo brasileiro.

Considerando que a trajetória do Tocantins está alinhada aos propósitos da Expo Milão, o governador Marcelo Miranda repetiu o gesto de diversas autoridades mundiais que chancelaram a Carta de Milão. “O Tocantins surgiu para reduzir a pobreza e garantir o acesso do povo do então norte goiano a direitos fundamentais, assim como seus coirmãos do sul, a melhores condições de vida. E mais, se hoje tem um lugar no mundo que pode contribuir para ajudar a alimentar o planeta, esse lugar é o nosso Estado”, destacou o governador.

Depois da assinatura, Marcelo Miranda conheceu as atrações do estande brasileiro, entre elas a mesa de produtos de capim dourado que, segundo os organizadores, tem atraído muitos visitantes. Numa das áreas mais inusitadas do espaço brasileiro, o público faz um passeio em cima de uma rede que serve como uma das entradas da área de exposição. “Quem se divertiu muito aqui dias atrás foram as filhas do presidente Obama”, contou a diretora do pavilhão.

Na sequência, a comitiva tocantinense também esteve nos estandes da Itália e dos Emirados Árabes Unidos. No pavilhão dos anfitriões, o governador foi recebido pela presidente da Expo Milão, Diana Bracco, que disse ter ficado encantada com as belezas naturais do Tocantins e com o artesanato do capim dourado.

No espaço dos Emirados Árabes Unidos, país que sediará a próxima exposição universal, as boas vindas foram dadas por Omar Shehadeh, vice-presidente da Expo 2020. Esbanjando tecnologia, os árabes fizeram uma breve apresentação do que aguardam os participantes e visitantes da exposição em Dubai, que terá como tema “Conectando mentes, criando o futuro”. Salas tecnológicas dão a dimensão das surpresas que virão na próxima década. Em conversa com Marcelo Miranda, o vice-presidente também se mostrou interessado nos potenciais do Estado e na produção de alimentos.

Evento de Inovação

A Exposição Universal em Milão é realizada de cinco em cinco anos e a sua primeira edição foi em 1851, em Londres. Foi em uma exposição assim, que tem o histórico de ser catalizadora de criatividade e inovação, que D. Pedro II se tornou o primeiro brasileiro a usar um telefone. A invenção de Graham Bell foi destaque da exposição na Filadélfia, Estados Unidos, em 1876.

Nesta edição da exposição, o evento está ocupando uma área de 110 hectares, pavilhões de 54 países que devem consumir investimentos de cerca de R$ 4 bilhões. A Expo Milão tem seis meses de duração e, até o fim de outubro, deve atrair em torno de 20 milhões de visitantes.

Sultonato de Omã

Também em Milão, o governador reuniu-se com representantes da Exo Capital, uma trading ligada ao sultonato de Omã, que comanda o país do Oriente Médio e está em busca de parceiros comerciais na América do Sul, em especial produtores de açúcar, soja e derivados. O grupo já está atuando no Paraguai e compra de 20 a 50 mil toneladas de grãos todo mês.

Segundo a diretora administrativa do grupo, Jacqueline Strickler, filha de uma brasileira com um suíço, o Tocantins desperta interesse por conta da sua capacidade de produção e também por apresentar uma logística multimodal que pode facilitar a exportação com custos mais competitivos. O representante comercial da empresa, Pascal Wyss, disse que Omã quer fazer contatos diretos com os fornecedores e também estudar a possibilidade de oferecer linhas de crédito para fomentar a produção. Ele disse que uma comissão de técnicos da Exo deve visitar o Tocantins já em agosto deste ano. (Secom-TO)