Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

A quadrilha Pizada na Butina representará o Tocantins no Circuito Nacional de Quadrilhas Juninas, que acontece nos próximos dias 18 e 19 de julho em Parnaíba (PI). A junina conquistou o título de campeã na noite do domingo, 12, no 7º Circuito Estadual de Quadrilhas Juninas. Além do primeiro lugar, o segundo e o terceiro também foram ocupados pelas quadrilhas da Capital com Cafundó do Brejo e Caipiras do Borocoxó.

Abordando a valorização da terceira idade, entre várias gerações com o tema “Eu sou você amanhã”, a Pizada na Butina levou em junho o título de campeã no Arraiá da Capital. O grupo novamente emocionou o público e ganhou a maior nota dos jurados.

A Pizada na Butina também conquistou o troféu de 1° lugar no Circuito Junino de Palmas 2015 e o presidente e animador da quadrilha, Whallas Furtado da Silva, levou o troféu de melhor animador do 7º Circuito Estadual de Quadrilhas Juninas.

O grupo Cafundó do Brejo apresentou o tema “A espada de Deus no Sertão” e falou da vingança do Corisco pela morte de Lampião. Já a Caipiras do Borocoxó, que já conquistou o título de campeã no Circuito Estadual cinco vezes, exibiu as belezas, e a cultura com o tema “Nordeste muito mais que um povo, uma nação”.

Destaque

As quadrilhas da Capital têm sido destaques no cenário nacional. Em Fortaleza (CE), no último dia 8 de julho, o casal da Cafundó do Brejo, Rômullo Brasileiro e Luana Santos, conquistou o título de melhor casal de noivos do Brasil no 1° Concurso Nacional de Noivos do Brasil.

Em Goiânia, no dia 9, Jaqueline Guimarães, que também é da Cafundó do Brejo, ocupou o 3º lugar no Concurso Nacional de Rainhas. O Tocantins já é um dos vencedores, com quadrilha junina Caipiras do Borocoxó, em 2013 no Circuito Nacional.

O Circuito Estadual de Quadrilhas Juninas é uma realização da Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins. O evento faz parte da Temporada de Férias da Capital, com o apoio do Isto e da Agência Municipal de Turismo (Agtur). (Secom/Palmas)