Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Presidente de Sindicato diz que ficou surpreso com falta de pagamento dia 20

Presidente de Sindicato diz que ficou surpreso com falta de pagamento dia 20 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Presidente de Sindicato diz que ficou surpreso com falta de pagamento dia 20 Presidente de Sindicato diz que ficou surpreso com falta de pagamento dia 20

A primeira parcela da data-base dos servidores públicos do Estado estava prevista para ser paga nessa segunda-feira, 20, mas ainda não tem data confirmada para acontecer. A Secretaria da Administração (Secad) informou ao Conexão Tocantins na manhã desta terça-feira, 21, que no momento a equipe técnica do órgão trabalha na produção da folha de pagamento que contempla o percentual da primeira parcela da data-base. A previsão do governo é que a folha seja paga ainda no mês de julho.

O impacto na folha com o pagamento de 4,17% - para a folha de julho e os retroativos gerados em maio e junho, está estimado em R$ 17 milhões, beneficiando 36 mil servidores. A segunda parcela, de 4,003%, tem previsão de ser efetuada na folha de outubro.

O presidente do Sindicato dos servidores Públicos, Sisepe, Cleiton Pinheiro, afirmou ao Conexão Tocantins que foi uma surpresa para as entidades a falta de pagamento do benefício dia 20 conforme aprovado na Assembleia. “ Vamos cobrar o pagamento da data-base e a explicação de índice de data-base é percentual”, disse. Segundo ele, o processamento da folha pode ser feito em até um dia. “ O que faltou foi vontade política e administrativa”, apontou.

Pinheiro vai reunir-se com o secretário da Administração, Geferson Barros, hoje para tratar do assunto.

Data-Base

O pagamento da data-base gerou polêmica e culminou inclusive com uma greve dos servidores do Quadro Geral. Os Sindicatos não aceitaram a proposta parcelada mas o governo mostrou os dados e comprovou as dificuldades financeiras.