Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Tradicional no Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim é a maior manifestação religiosa do Estado

Tradicional no Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim é a maior manifestação religiosa do Estado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Tradicional no Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim é a maior manifestação religiosa do Estado Tradicional no Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim é a maior manifestação religiosa do Estado

Considerado ponto de encontro de milhares de devotos, a Romaria de Nosso Senhor do Bonfim em Natividade é hoje um dos maiores ícones representativos do turismo religioso tocantinense. Há mais de 70 anos recebendo fiéis de todo o Brasil, o evento é responsável por grande participação na economia turística do estado.  Nessa perspectiva, o Sebrae Tocantins realizará durante os dias de programação dos festejos na cidade, ações como “Shopping Bonfim” e a  “ExpoBonfim” com cursos, consultorias, atendimento individual, exposição da agricultura familiar e de artesanato, além das apresentações artísticase culturais da região. 

A programação, que segue até o próximo dia 17, também contará com a “Sessão Cinema”, nos dias 12, 13 e 14 de agosto às 15 horas, com os filmes “Auto da compadecida”, “Desafiando o Gigante”  e “À Procura da Felicidade”, na praça de alimentação. 

Os cursos “Sabor e gestão: Empreendedorismo”, “Controles Financeiros” e “Segurança Alimentar” serão realizados no dia 11, com início às 9, às 14 e às 19 horas, respectivamente. Já as apresentações artísticase culturais ficam por conta de oito cidades da região, sendo eles: Natividade, Chapada, Santa Rosa, Dianópolis, Almas, Conceição, Peixe e São Valério e serão realizadas nos dias 12 a 16. 

A analista técnica do Sebrae e gestora do projeto Turismo e Produção Associada Sudeste, Carlúcia Saraiva, ressaltou que o intuito das ações é fomentar o turismo religioso no município de Natividade. “Estamos contribuindo para que o empresário local tenha uma nova visão de seu negócio e, por consequência, ofereça melhores produtos e serviços em um ambiente que, apesar de religioso, gera um volume de pessoas significativo e consequentemente favorece ao ambiente de negócios”, apontou.

A ação é realizada pelo Sebrae Tocantins e conta com a parceria do Governo do Tocantins por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), Sistema Faet/Senar, Ruraltins e Prefeitura de Natividade.