Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Uma das companhias de maior renome internacional, o Russian State Ballet, finalmente chega ao Tocantins para apresentação única em Palmas. Na bagagem, muita magia e emoção com o espetáculo O Lago dos Cisnes. A apresentação ocorre no Teatro Fernanda Montenegro, dia 23 de agosto, às 20h30min. 

A companhia chega ao Estado sob a direção do coreógrafo Viacheslav Gordeev, a grande estrela do Bolshoi de Moscou. Victor Davidov assina a direção técnica da companhia, que reúne solistas dos principais teatros da Rússia, entre eles Bolshoi, Kirov, Stanilslavisk, Kirov-Mariinsky e do teatro de Moscou.

Trata-se da história de Odette, uma princesa transformada em cisne pela maldição de um malvado feiticeiro. “Lago dos Cisnes, o mais clássico de todos os balés, evidencia a própria essência do trabalho do bailarino: obstinação e busca obsessiva pela perfeição”, conta o diretor cultural da Rússia na América Latina, Augusto Stevanovich.

A turnê 2015 iniciou dia 30 de Maio no Rio de Janeiro e já passou por Aracaju, Maceió, Teresina, Manaus, Belém do Pará, Brasília, Goiânia, Porto Velho, Recife, Natal, Cuiabá, Porto Alegre, João Pessoa, Vitória, entre outras cidades.

O Lago dos Cisnes Sinopse

Trata-se da história de Odette, uma princesa transformada em cisne pela maldição de um malvado feiticeiro. Há muito tempo atrás, em um reino distante, vivia um poderoso feiticeiro chamado Rothbart. O seu grande desejo era ver sua filha, Odile, casada com o homem que se tornaria o rei daquela região. Para tanto ele enfeitiçou várias jovens, transformando-as em cisnes. Ele acreditava que fazendo isso estaria eliminando a concorrência da filha, e assim ela teria maiores chances de se encontrar com o prín­cipe, para que ambos pudessem se apaixonar e se casar.

A primeira vítima de Rothbart foi uma moça chamada Odette. Depois de transformada, ela se tornou um belo cisne coroado, que a partir daquele momento ganhou vida dupla: durante o dia era cisne e somente a noite voltava a ser humana. A família da jovem, muito triste com tamanha desventura, chorou por muitos dias, e foi dessas lágrimas que um lago cristalino se formou, local onde se podiam avistar os cisnes que lá iam chegando, e que por sua vez também eram jovens enfeitiçadas.

https://www.youtube.com/watch?v=0RdrVbNWgO8

Ingressos 

Valor único para todos os setores

R$ 200 meio /R$ 400 inteiro

Pontos de venda: 

Loja Carmen Steffens Maison, Capim Dourado Shopping. A partir da segunda-feira, 17, das 10h às 22h. Fone para informações: (63) 3215-6387.

Lady & Lord, Capim Dourado Shopping. A partir da segunda-feira, das 10h às 22h. Fone para informações: (63) 3229-1050 ou (63) 8443-6088.

Ballet Nacional da Rússia

O Ballet Nacional da Rússia é uma das companhias de maior prestígio e trajetória internacional na história da dança clássica. É considerada parte integral da cultura mundial. A elegância, virtualidade, charme e beleza implantados em cada apresentação se devem à exitosa direção de Viatcheslav Gordeev, o eminente coreógrafo e representante da dança clássica mais importante da Rússia, “Premier Danceur” do Bolshoi, preferido do público parisiense e classificado como Menino de Ouro em Londres. Com seus quarenta solistas, entre os quais se encontram vários laureados em concursos nacionais e internacionais de balé, o Russian State Ballet é, ao lado dos balés Kirov e Bolshoi, a mais famosa companhia de balé da Rússia. Até Mikhail Gorbachev, como grande admirador e incentivador da trupe, atuou como patrocinador de algumas turnês.

Com mais de trinta anos de história, o Russian State Ballet se mantém como uma das principais companhias de balé do país. Dentre as metas do Russian State Ballet, esta preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental, paralelamente à busca da popularização do balé nos países da América Latina, levando cultura clássica russa aos diversos setores e camadas sociais, principalmente às nações que compõe o BRICS - Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.

Trata-se de uma companhia internacionalmente reconhecida, tendo recebido numerosos prêmios, entre os quais o Ingresso de Ouro, por um público de mais de 100 mil pessoas que compareceram às apresentações da companhia ao longo de dois meses de turnê na Alemanha; e a Performance Mais Grandiosa do Ano, da Associação de Empresários da Europa Ocidental, que consideraram o Ballet Estatal Russo a “Melhor Companhia de Balé do Ano”. (Matéria atualizada às 16h01min de 17/08/15)