Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: John Souza

Quem estava com as vacinas atrasadas, precisando fazer a pesagem para o programa Bolsa Família e a realização de exame de Citologia, pôde fazer todo o serviço, em uma ação realizada pela Secretaria da Saúde de Gurupi, durante toda a terça-feira 11, no setor Madri.

A ação aconteceu das 08 às 18 horas e foram atendidas mais de 200 pessoas. “Atualizamos o cartão de vacina e as pessoas que são cadastradas no Bolsa Família e ainda não tinham feito a pesagem, puderam regularizar a situação”, disse Talyta Lima, responsável pelos cadastros.

Exame de Citologia:

Outra ação também realizada no bairro, foi os exames de Citologia.Segundo a Coordenadora do Programa Saúde da Mulher Vanilza Cardoso, ainda existe uma resistência das mulheres com relação a esse exame, mas essa ação nos setores visa quebrar esse tabu e orientar sobre a importância da prevenção.

“Os exames de Citologia são realizados em todos os postos saúde de Gurupi. São mais de oito mil mulheres atendidas por ano em Gurupi”, afirmou à coordenadora.

Companheirismo e Satisfação

O setor Madri é um dos mais novos em Gurupi, tem apenas oito meses e por causa disso todos os atendimentos são realizados na casa da Técnica de Enfermagem Maria Enelucia. “É um prazer poder ajudar, o município proporciona uma boa estrutura quando realizamos os atendimentos aqui. Isso facilita a vida dos moradores”, disse a Técnica.

A dona de casa Marilene Soares, fez o exame de Citologia e levou os dois filhos para fazer a pesagem. “O dia foi muito produtivo, uma bela ação, adiantei muita coisa e também atualizei algumas vacinas minhas que eu ainda não tinha tomado”, disse a Marilene.