Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A decoração da cidade, a promoção de shows artísticos e culturais e apoio logístico foram apenas algumas das ações que a Prefeitura de Taguatinga realizou para impulsionar os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, realizado entre os dias 06 a 16 de agosto. O evento é tradição da cidade, bem como da região Sudeste do Tocantins, e celebra a santa padroeira de Taguatinga -  município localizado a 447 km de Palmas.

Entre os eventos que integram os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia está a tradicional Cavalhadas – manifestação religiosa trazida por portugueses e espanhóis ao Brasil, quando pessoas comuns se transformam em cavaleiros guerreiros do Cristianismo. A Prefeitura de Taguatinga decorou a cidade com elementos simbólicos que remetem às Cavalhadas. “É uma maneira de colocar as pessoas no clima da festa”, disse a secretária Municipal Cultura, Desporto e Turismo e Lazer, Maria Nilza Ribeiro Cândido.

Religiosidade

Os festejos que relembram Nossa Senhora D’Abadia se arrastam durante décadas em Taguatinga, ao atrair romeiros e visitantes da região e dos Estados circunvizinhos. Uma série de novenas e missas foram realizadas durante os dez dias de festa, com destaque para a Missa dos Vaqueiros, onde peões e produtores rurais da região se curvam diante da santa em sinal de respeito e agradecimento. Após a realizam da missa, a Prefeitura de Taguatinga promoveu show pirotécnico aéreo o céu da cidade, com avião que realizava manobras radicais.

Shows

Outro “avião” que aterrissou foi a banda Aviões do Forró, que subiu no palco da festa na quinta-feira, 13. Além do grupo paraibano, os cantores Neto LX, Trio Show e Primos do Forró também agitaram a população taguatinense. Os shows foram realizados Espaço Multi Eventos do Município. Próximo dali, a prefeitura promoveu competição de rodeio, prestigiada pela população, que lotou as arquibancadas instaladas.

Integração

O prefeito de Taguatinga, Eronides Teixeria, ressaltou todo o processo de integração da festa. “A Prefeitura de Taguatinga esteve fortemente presente nas festividades, ao integrar com a paróquia local no processo de promoção dos festejos. A festa é uma tradição que deve ser preservada e fortalecida, principalmente pela interação que proporciona entre os moradores da cidade, dos povoados e os visitantes que vieram prestigiar”, disse.

Participação

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, prestigiou os festejos e se diz bastante contente com a festa e alegre pelos esforços da prefeitura em colaborar com o evento. Presente também nas festividades, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha,  se diz encantado com a cidade de Taguatinga, que segundo ele possuí belíssimo pôr do sol e clima agradável. Além dos gestores, prestigiaram ainda os festejos a prefeita de Porto Alegre do Tocantins, Edvan Nepumoceno, e o deputado Estadual, Ricardo Aires.