Polí­tica

Foto: Divulgação Valdemar solicitou audiência Valdemar solicitou audiência

A Assembleia Legislativa realiza na noite desta segunda-feira, 24, em Luzimangues, audiência pública para discutir a situação da região, localizada cerca de dez quilômetros do centro de Palmas, no município de Porto Nacional. Solicitada pelo deputado Valdemar Junior (PSD), a audiência vai acontecer em frente à Escola Municipal Maria de Melo e Escola Estadual Beira Rio, a partir das 19 horas,.

 O objetivo do evento, segundo Valdemar, é discutir soluções para problemas que afligem os moradores da região, como a falta de hospital, coleta de lixo, transporte público, dentre outros. “O distrito de Luzimangues nos últimos anos teve um crescente aumento populacional, após a implantação de diversos loteamentos. Com o aumento do número de pessoas residindo naquele local, surgiram também muitos problemas”.

 Para o parlamentar, que é portuense, esses problemas decorrem da falta de atenção da prefeitura de Porto Nacional para com a região. Em seus discursos na tribuna da Assembleia Legislativa, Valdemar já abordou o tema diversas vezes. “Falta tudo no distrito de Luzimangues. Fico a me perguntar: para onde estão indo os recursos arrecadados com os impostos pagos pelos moradores?”, questionou.

 Uma das consequências da falta de atenção da prefeitura em relação ao distrito, segundo Valdemar, é o crescente sentimento separatista. “É natural a discussão sobre a possível emancipação de Luzimangues, já que colocaram lá uma subprefeitura de araque, de fantasia”.

 Por outro lado, o prefeito da cidade, Otoniel Andrade vai apresentar todas as ações da prefeitura no Distrito que estão em andamento. Ele já revelou ao Conexão Tocantins em entrevista especial que é a favor da emancipação do Distrito.

Participação

Para o deputado, a audiência pública de logo mais permitirá maior participação popular nesse debate, reforçando a democracia e a crença no Poder Legislativo enquanto Poder fiscalizador e próximo do cidadão tocantinense. “Por isso, convido a todos para debatermos os problemas enfrentados pela população, bem como possíveis caminhos para solucioná-los”.

Apoio

O requerimento proposto por Valdemar Junior em junho deste ano foi subscrito por seus colegas Toinho Andrade (PSD), Jorge Frederico (SD), José Bonifácio (PR) e Valderez Castelo Branco (PP).