Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lúcia Brito

Foto: Lúcia Brito

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantisns (Ruraltins) promove nesta segunda-feira, 21, em Araguatins, no extremo norte do Estado, o segundo módulo do curso de capacitação inicial dos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Segundo a assistente social do Ruraltins e integrante da comissão organizadora da capacitação, Cássia Medrado, esta etapa será voltada para a elaboração de projetos creditícios, entre os temas abordados estão as linhas de crédito e as normas vigentes, plano safra da agricultura familiar e patronal, manual de crédito rural, informações sobre crédito fundiário, além de aulas práticas focadas na elaboração de projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e elaboração de laudos.

“Além dessas atividades, os agentes do Banco do Brasil e da Amazônia também vão prestar esclarecimentos sobre as linhas de crédito e os valores que serão destinados aos agricultores”, informou a assistente social.

O curso prossegue até sexta-feira, 25, com a participação de dez extensionistas rurais, empossados no último concurso público, sendo ministrado pelos profissionais do Ruraltins, Ana Luiza Rodrigues Lobo e Francisco Tadeu Peixoto Alencar.

Módulos

Os próximos módulos acontecem nos dias 29 e 30 setembro, em Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, respectivamente, e serão voltados para as áreas social e ambiental. Ao todo, 29 extensionistas participam dessa etapa.

O primeiro módulo foi realizado durante o seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural, nos dias 10 e 11 em Palmas.