Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO) e pré-candidato à presidência da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, visitou na manhã desta quarta-feira, 23, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), onde reuniu-se com cerca de 40 assessores jurídicos e servidores do órgão, para conversarem sobre a atuação dos advogados e sobre as mudanças que precisam ser feitas frente à Ordem.

Na pauta foram discutidos assuntos como o salário dos assessores jurídicos, a ausência de segurança para atuar e falta de representatividade na OAB. O conselheiro federal falou da falta de valorização que a classe dos assessores vem enfrentando e da importância de se ter uma Ordem que represente a todos, órgãos públicos e privados. “A Ordem dos Advogados do Brasil representa a advocacia pública e privada e deve fazer isso de forma efetiva.  A advocacia pública tem que ser preservada e valorizada, porque só assim fortalecemos os advogados. Lutar por valorização salarial e melhoria nas condições de trabalho deve ser pauta prioritária da OAB-TO na interlocução qualificada com a Administração Pública. De outro lado, a OAB-TO tem que preservar o exercício profissional de pareceristas que recorrentemente tem sido criminalizado, com o silêncio e a conivência da atual Diretoria”, destacou Pitaluga.

Para o advogado da Sesau, Pabllo Vinícius Félix as ideias e desejos de Pitaluga frente à Ordem estão de encontro aos anseios da classe dos assessores jurídicos, que há muito tempo lutam por valorização e representatividade. “Nós tivemos um alinhamento em relação às ideias do Gedeon e às nossas, tudo o que ele propôs e idealiza são nossos pensamentos também. Precisamos que a OAB nos represente, nos assegure nas nossas atuações, para termos uma segurança que não temos hoje. A OAB não está nos representando e muitos menos valorizando, é isso o que ele quer e o que todos nós queremos também a partir do ano que vem”, finalizou o superintendente.

Para a advogada Darc' Lane Oliveira Pereira o conselheiro tem seu apoio porque acredito nas suas propostas de mudança. "Acho que ele busca uma integração e participação de todos os advogados, coisa que não ocorre na gestão atual. Sou uma jovem advogada e também assessora jurídica na Secretaria Estadual de Saúde;, para mim é importante ter a presença de uma pessoa do gabarito do Gedeon na OAB", apontou a advogada.