Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mês de outubro é o mês das crianças. E o Sesc Tocantins vai trazer uma programação especial para elas no CineSesc Palmas e Gurupi. “Coisa de criança!” é o nome da mostra que começa nesta quinta-feira, dia 1º, e se estende até 1º de novembro com três filmes cheios de magia e diversão. As sessões são gratuitas e exibidas às quintas, sextas, sábados e domingos.

A obra que abre a programação é o francês “As Férias do Pequeno Nicolau”. Após o fim do ano letivo, Nicolau viaja com os pais e a avó para o litoral com o objetivo de aproveitar ao máximo as férias e o verão. O garoto faz novos amigos e entre eles conhece Isabelle, uma menina encantadora que faz Nicolau acreditar ser a futura esposa dele. Entre a praia, hotel e floresta, a turminha vive aventuras em uma viagem de férias inesquecível. O filme será exibido nos dias 1,9,17,22 e 30 de outubro (19h) e nos dias 2, 10, 18, 23 e 31 de outubro (16h).

O cinema brasileiro também tem espaço no Sesc Tocantins com “O Menino e o Mundo”, de 2014. O enredo conta a história de um garoto que mora com a família em uma casa no campo. Desapontado com a falta de emprego, o pai deixa a família e se muda para a cidade, em busca de melhores condições de vida. Com saudade, o garoto embarca em um trem e parte para conhecer a nova vida do pai. Assim, o protagonista apresenta a visão dele do mundo moderno, se assustando ao ver que a cidade é um ambiente carregado de falta de perspectivas, de pobreza e exploração dos trabalhadores. Acompanhe essa história de reflexão nos dias 3,11,19, 24 de outubro e 1º de novembro às 16h, e às 19h nos dias 2, 10, 18, 23 e 31 de outubro.

Para encerrar, o francês “Contos da Noite” explora o encontro diário de três pessoas (um menino, uma menina e um senhor) em um cinema abandonado. Lá, o trio desenha, escreve, cria histórias, veste fantasias e vive noites onde não há limites para a imaginação e, claro, para a diversão. A película será exibida nos dias 4, 9, 17, 25 e 30 de outubro (16h), e em 3, 8, 16, 24 e 29 de outubro, às 19h.