Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 Posto de Atendimento beneficiará pequenos produtores rurais de assentamento

Posto de Atendimento beneficiará pequenos produtores rurais de assentamento Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Posto de Atendimento beneficiará pequenos produtores rurais de assentamento Posto de Atendimento beneficiará pequenos produtores rurais de assentamento

Os produtores rurais dos assentamentos do município de Aragominas receberam uma unidade de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). A inauguração foi no domingo, 11, durante a VIII Cavalgada do Assentamento Reunidas, onde o posto foi instalado. No local, há cerca de 800 produtores e um rebanho estimado de 30 mil cabeças de gado.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que unidade era uma reivindicação antiga dos produtores rurais, que agora terão mais comodidade e acesso a emissão de documentos sanitários. “É mais agilidade e facilidade aos produtores que agora terão um apoio direto, evitando grandes deslocamentos”, destacou Humberto, acrescentando que um dos principais serviços disponíveis é a emissão da Guia de Transito Animal (GTA).

De acordo com a responsável pela unidade local da Adapec de Aragominas, Lidiane Barbosa da Silva, a maioria dos produtores rurais da região vive nos assentamentos, por isso, o novo posto é um suporte para auxiliar as ações de defesa sanitária animal e vegetal. “É um grande benefício para região que tem muitas famílias carentes, com dificuldades financeiras para locomoção, e que agora terão um suporte próximo, evitando assim inadimplências”, ressaltou.

A unidade inaugurada contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Aragominas, que cedeu os equipamentos e o prédio.

Aragominas

O município está na região Norte do Tocantins, localizado a 420 quilômetros de Palmas e conta com 5.882 habitantes. De acordo com os dados da Adapec, existem 1.248 propriedades rurais contendo 84.123 cabeças de gado.