Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Zeus Bandeira

Foto: Zeus Bandeira

Na tarde desta última segunda-feira, 19, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), aconteceu a assembleia do Conselho de Câmpus Ampliada, na qual a direção do câmpus de Palmas, debateu e apresentou uma proposta de calendário acadêmico para o retorno das aulas do semestre 2015.1 e adaptação do semestre 2015.2. Na reunião, os alunos representantes dos Centros Acadêmicos também apresentaram proposta de calendário.

Seguindo as orientações passadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pelo Ministério da Educação (MEC) uma comissão do conselho diretor do câmpus de Palmas foi formada para elaborar uma proposta de calendário acadêmico. A proposta foi colocada em debate com a comunidade acadêmica com o objetivo de atender as necessidades de cada um dos três seguimentos da universidade: docentes, discentes e técnicos.

Segundo a professora Ana Lúcia Medeiros, diretora do câmpus de Palmas, os encaminhamentos dados na assembléia serão discutidos em uma outra reunião da comissão, marcada para a próxima quinta-feira (22). "A comissão irá encaminhar uma nova proposta levando em consideração o que foi debatido hoje na assembléia e, na sexta-feira (23), encaminharemos a proposta ajustada para os colegiados." explicou a professora Ana Lúcia.

Para o aluno e presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, Rafael Amaral, a proposta apresentada pelos alunos objetiva reduzir as férias docentes, garantir o ajuste presencial e aderir somente os feriados nacionais, abolindo os estaduais e municipais. "Nossa proposta foca na normalização do calendário acadêmico e a solução mais viável que chegamos foi de fazer o ajuste desta forma." esclarece Rafael. 

Uma nova assembléia para a reapresentação das propostas de calendário acadêmico ficou marcada para o dia 29 de outubro.