Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A uma semana do prazo para correção de informações no Censo Escolar 2015, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta os gestores das unidades de ensino da educação básica no Tocantins sobre a necessidade de realizar o procedimento. A data final para a conferência dos dados e possíveis alterações é 4 de novembro.

O gerente do Censo Escolar da pasta, Osvaldo Dantas, ressalta que não haverá prorrogação. “Todas as escolas que ofertam a educação básica precisam prestar informações ao Censo Escolar, inclusive as particulares. É de extrema importância que a unidade escolar que ainda não fez as retificações efetive as mudanças necessárias até a data limite, pois o prazo não será postergado”, enfatiza.  

O Censo Escolar é realizado anualmente em todo o país. Os dados coletados são utilizados na elaboração de diagnósticos sobre a educação básica brasileira, além de serem referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. No Tocantins, a Gerência do Censo Escolar da Seduc realiza o acompanhamento do processo de cadastro e retificação junto às escolas com auxílio dos técnicos das 13 Diretorias Regionais da Educação (DREs).

Mesmo as escolas que finalizaram o cadastramento podem reabrir o sistema Educacenso para corrigir eventuais erros e atualizar os dados, desde que as informações reflitam a realidade da unidade de ensino, até a data de referência do Censo Escolar, a última quarta-feira de maio (27).  “É importante lembrar que só serão considerados os dados das escolas que realizarem o fechamento no sistema em tempo hábil, com emissão do recibo”, frisa Osvaldo Dantas.

Em 2014, o número de estudantes matriculados no Tocantins, considerando todas as escolas públicas do Estado, foi de 500.193 alunos. Este ano, os dados preliminares informados pelo Ministério da Educação, trazem o registro de 508.313 educandos nas unidades escolares tocantinenses.