Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) participa do VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, que acontece nos dias 11, 12 e 13, em Conceição do Araguaia (PA). O evento que acontece a cada dois anos, foi realizado pela primeira vez no Tocantins em 2013, e contou com a participação com mais de 800 inscritos, entre produtores, técnicos e acadêmicos de vários estados brasileiros.

O evento será realizado no auditório do Instituto Federal do Para (IFPA), com palestras, discussões em mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos, e o encerramento com dia de campo em uma propriedade da agricultura familiar, no Projeto de Assentamento Joncon. Interessados em participar, as inscrições para o Simpósio podem ser feitos pela internet no site do evento: www.visimposioabacaxi.com.br.

O objetivo principal do simpósio é abordar a importância da estruturação da cadeia produtiva do abacaxi, levando em conta o reflexo que isso provocará no desenvolvimento regional, principalmente em comunidades de pequenos produtores rurais, com a presença de representantes dos maiores estados produtores, pesquisadores de renome e últimos lançamentos em tecnologia.

A programação do VI Simpósio da Cultura do Abacaxi abordará as principais temáticas relacionadas à abacaxicultura, desde o plantio à comercialização com palestras sobre diversos assuntos, como o trato cultural, a mecanização do plantio, a importância da fitosanidade, que são fundamentais para o produtor rural, o técnico ou acadêmico que trabalham com o cultivo do abacaxi.

De acordo com o diretor de Políticas para a Agricultura e Agronegócio da Seagro, José Américo Vasconcelos, técnicos da secretaria da Agricultura do Tocantins participam do evento ministrando palestras e mediando discussões de mesas redondas. “Os produtores de abacaxi da região Nordeste do Estado, que fica próximo a Conceição do Araguaia, também vão participar. Algumas prefeituras, como a de Pau D’Arco, já se mobilizaram e organizaram caravanas. Enfim, é um evento que conta com a nossa participação e que é muito importante para os fruticultores tocantinenses”, ressalta.

Dados do Tocantins

De acordo com o IBGE, em 2013, foram cultivados 50 milhões de pés de abacaxi em uma área de 2, 5 mil hectares plantados, ou mais de 60 mil toneladas do fruto.

Com uma produção de 75 milhões de abacaxis por ano, o Estado é pioneiro e modelo nacional no programa de Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi. Os bons resultados do programa no Tocantins, iniciado em 2004, vêm norteando inclusive, a produção em outros estados, como o Pará. Atualmente são quase 90 propriedades participantes do PIF Abacaxi, distribuídas em 11 municípios, a maioria na região Central.