Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Está quase tudo pronto para a quarta edição da Meia Maratona Sesc de Revezamento, que vai rolar no próximo domingo (15), em Gurupi. O prazo para efetuar as inscrições terminou ontem (9). Ao todo, 1607 atletas se inscreveram para participar da competição.  Eles vão correr em 12 categorias: individual 1 km (10/11 anos; 12/13 anos e 14/15 anos), individual 5 km (usuário; comerciário/dependente), individual 21 km (usuário; comerciário/dependente), revezamento dupla 10 km (usuário; comerciário/dependente), revezamento dupla 21 km (usuário; comerciário/dependente) e caminhada orientada 5 km (16 anos em diante). O evento é uma realização do Sesc Tocantins e da Prefeitura de Gurupi e faz parte das comemorações dos 57 anos da cidade.

A categoria que contabilizou maior número de inscritos foi a infantil (individual 1 km) com 899 participantes, sendo 586 meninos e 313 meninas. “O número de crianças aumentou em relação aos anos anteriores devido ao trabalho de divulgação e inscrição nas escolas da rede estadual e municipal de Gurupi, feito pela equipe do Sesc para facilitar a inserção das crianças, e também por uma aceitação maior da prova, já que elas passam a conhecer e se interessar em participar também”, comenta o supervisor da unidade do Sesc em Gurupi, Edson Mauro.

Outro número significativo foi registrado na categoria individual 5 Km (usuário), com quase 300 corredores. 38 atletas de elite vão disputar os 21 Km individual (usuário) e 11 comerciários vão percorrer a mesma distância. O público feminino participa em maior peso na caminhada orientada, com 170 atletas. Mas, no total, os homens ainda participam mais da Meia Maratona: 966 inscritos contra 641 mulheres. A edição também recebe atletas de outros estados: são 16 do Distrito Federal, 42 de Goiás e 2 do Rio de Janeiro.

O evento acontece no tradicional Parque Mutuca, a partir das 6h deste domingo (15). A entrega dos kits (camisa, chip e número de peito) serão entregues no sábado, a partir das 14h, na unidade do Sesc em Gurupi. O Simpósio Técnico acontece no mesmo dia, às 18h, no Auditório da unidade. É neste momento que serão apresentados detalhes do percurso, da estrutura da prova, premiação e esclarecimentos de dúvidas.

A primeira largada será às 7h, mas antes já há atrações e atividades para espectadores e corredores. O caminhão de Lazer do Sesc estará no local com chute a gol, cama elástica, pebolim de madeira e pebolim humano (golzinho). Haverá também aferição de pressão arterial, pesagem e controle de glicemia com apoio do Conselho Superior das Ligas – Consul/ Unirg. Todos os atletas que terminarem a corrida vão passar pela tenda da hospitalidade, onde recebem frutas, isotônicos, água e podem desfrutar de alongamentos e massagem para se recuperar do desgaste da corrida. Mais de R$ 23 mil e 18 bicicletas serão distribuídos aos vencedores masculinos e femininos nas categorias individual (1, 5 e 21 km) e revezamento dupla (10 e 21 km).

“A intenção desta prova é facilitar a inserção dos atletas de fim de semana que não tem o hábito de fazer atividades rotineiramente. É motivar a família a vir participar, com as categorias de revezamento que permite que marido e mulher dividam o trajeto, é trazer as crianças. Criamos as possibilidades para que o público se interesse pelo esporte”, cita o coordenador de Esporte e Lazer do Sesc, Henrique Miola.

Move Brasil

A Meia Maratona Sesc de Revezamento é um evento integrante do Move Brasil, que é uma campanha aberta e permanente para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. Por meio de diversas ações, o projeto tem como objetivo expandir e democratizar a oferta de esporte à população de todas as idades com foco na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento social.