Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A corrida para a disputa da Prefeitura de Palmas no próximo ano já conta com manifestação de interesse por parte de vários deputados estaduais do Tocantins. Alguns deles, já começam a se movimentar na busca de apoios e construir alianças e um grupo visando o pleito eleitoral.

Já manifestaram interesse em disputar: Wanderlei Barbosa (SD), Eduardo Siqueira Campos (PTB), Luana Ribeiro (PR) além do petista José Roberto Forzani. O atual prefeito, Carlos Amastha (PSB) é candidato á reeleição.

A Assembleia Legislativa tem sido palco para discussão de vários assuntos e polêmicas com relação à capital. O oposicionista mais ferrenho é o deputado Wanderlei Barbosa que tem feito inclusive pedidos de investigação  no Ministério Público Estadual questionando gastos da gestão pública e as prioridades do orçamento municipal que este ano foi de mais de R$ 1 bilhão. Wanderlei assumiu o Solidariedade a nível municipal e não esconde a pretensão de disputar o a prefeitura da capital.

O primeiro prefeito da capital, deputado Eduardo Siqueira Campos, também já admitiu em entrevista ao Conexão Tocantins que pode disputar caso haja necessidade e questionou inclusive como ficará cenário para 2018, tendo em vista pretensões já declaradas pelo atual prefeito para uma candidatura a nível estadual, como o Senado, por exemplo, ou Governo do Estado.

Além de Eduardo, a deputada Luana Ribeiro sempre é citada e não nega também a possibilidade de voltar a disputar o cargo, que ela já disputou em 2012 e ficou em terceiro lugar com votação pífia de pouco mais de 5 mil votos.  Luana, no entanto, deve mudar de partido no próximo ano e deixar o PR, onde está filiado também o ex-prefeito da capital, Raul Filho, também pré-candidato declarado e inclusive com apoio do presidente regional do partido, senador Vicentinho Alves.

A mais recente intenção de disputar foi declarada pelo deputado estadual José Roberto Forzani do PT. Conforme ele afirmou ao Conexão Tocantins o partido definiu que colocará uma pré-candidatura e ele começará a trabalhar com uma plataforma de propostas após ouvir líderes de bairros.

Araguaína e Gurupi

No município de Araguaína os nomes dos principais deputados estaduais da cidade também são os mais cotados para disputar. A ex-prefeita Valderez Castelo Branco do PP e Jorge Frederico do Solidariedade são nomes tidos como mais prováveis para a disputa na capital do Boi Gordo onde o atual gestor, Ronaldo Dimas (PR) disputará reeleição.

Em Gurupi, o cenário ainda é tímido. Com aprovação dos principais entes políticos da cidade o prefeito Laurez Moreira (PSB) já costura para conseguir apoio dos principais partidos para o próximo ano. Na última eleição ele disputou contra o atual deputado Mauro Carlesse, do PTB, que também é tido como um possível candidato.