Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Pela primeira vez no Tocantins, os diretores serão selecionados por meio de eleição direta

Pela primeira vez no Tocantins, os diretores serão selecionados por meio de eleição direta Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Pela primeira vez no Tocantins, os diretores serão selecionados por meio de eleição direta Pela primeira vez no Tocantins, os diretores serão selecionados por meio de eleição direta

A Secretaria de Estado da Educação divulgou nesta última terça-feira, 1º de dezembro, no Diário Oficial do Estado nº 4.510, o edital que regulamenta o Processo de Efetivação da Gestão Democrática da Rede Estadual para diretores escolares. As inscrições serão abertas no próximo dia 11 e poderão ser feitas pelo site http://www.copese.uft.edu.br, gratuitamente.

Realizar eleições diretas para diretores escolares foi uma das primeiras ações anunciadas no início do ano pelo secretário Adão Francisco de Oliveira. “Essa é uma maneira de garantir de forma democrática uma maior qualidade na gestão escolar e maior eficiência nas atividades desenvolvidas nas escolas”, frisou.

Critérios

Poderão participar da seleção, servidores efetivos integrantes do quadro do Magistério da Educação Básica da Rede Pública de Ensino que tenham licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica. Outra exigência é que o candidato tenha experiência mínima de três anos em docência.

O processo seletivo será realizado por meio de etapas: a primeira consta de prova objetiva, em seguida, o candidato entregará o Plano de Gestão Escolar e a documentação comprobatória dos requisitos exigidos, depois, ele passará por uma avaliação do Plano de Gestão Escolar e, por último, será efetuada a eleição direta e secreta, nas escolas.

Para a realização do processo foram formadas comissões: estadual, regional e local, responsáveis por todas as etapas desta seleção. Os diretores eleitos terão uma vigência de três anos. A inscrição será realizada no período de 11 a 28 de dezembro. A eleição direta será realizada no dia 5 de abril de 2016.