Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Íris Silva

Foto: Íris Silva

A história da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, contada no filme Félix, o herói da Barra, com duração de 72 min., será exibida sexta-feira, 4 de dezembro, às 20h., no Cine Sesc Palmas, localizado na 502 Norte, Av LO 6, lote 21 a 26, com entrada gratuita. O quilombo fica às margens da Rodovia TO-247, Km166, Santa Tereza do Tocantins.

A história do Quilombo Barra da Aroeira, Félix, o herói da Barra, conta um pouco da história do Quilombo Barra da Aroeira, destacando o patriarca Félix Rodrigues, ex-escravo que lutou na Guerra do Paraguai, e após a vitória quis como recompensa de D. Pedro II, apenas terras para criar toda sua geração, mas um conflito tomou conta da comunidade, quando o documento comprobatório de que as terras seria realmente dele sumiu, e a luta ultrapassa 50 anos e até hoje não foi resolvido. A comunidade então se reconheceu como quilombo para ter no mínimo seus direitos garantidos.

Essa história que leva o nome do Quilombo para outras fronteiras é dirigida por Edson Fogaça e tem como personagens os próprios moradores do Quilombo e faz parte da10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, realizada pelo Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do ICEM - Instituto Cultura Em Movimento.

Sinopse

Félix, herói fundador da comunidade de Barra de Aroeira, Santa Tereza (TO), seria um ex-escravo que teria lutado na guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II, uma grande extensão de terras no antigo norte de Goiás, pela sua atuação no conflito. A perda do documento real, após a sua morte, gerou um conflito, pela posse das terras, entre seus descendentes e fazendeiros, que já dura mais de 50 anos. A comunidade atual

Mostra

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo teve início dia 13 de novembro e segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do país e pelo Distrito Federal.

Na Capital do Tocantins, a mostra inicia nesta quinta-feira, 3, e encerra quinta-feira, 9, de dezembro. Dentre os filmes que serão exibidos estão Félix, o herói da Barra, Betinho, A Esperança Equilibrista, sobre o sociólogo Hebert de Souza, 500, Os bebês roubados pela ditadura argentina, sobre a luta das avós da Praça de Maio, o recente Numa Escola de Havana, e Silêncio das Inocentes, sobre violência contra a mulher.

Para conferir o trailer de Félix, o herói da Barra acesse o link: https://www.facebook.com/mostracinemaedireitoshumanosnomundobrasilia/