Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Este ano os judocas tocantinenses levaram suas associações a resultados expressivos em competições em Imperatriz, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Fortaleza, Anápolis e diversas outras cidades por onde competiram ao longo do ano. A liderança do ranking estadual ficou com a equipe da Associação Guerra/Sesi, que competiu com a Palmas Judô e Sesc pelo título, que terminou nas mãos da Associação Desportiva Guerra. “Foi um ano em que o judô tocantinense aliou quantidade e qualidade. Participamos de muitos eventos e tivemos resultados inéditos”, contou Fred Guerra, técnico campeão.

Os tocantinenses medalharam em praticamente todos os eventos nacionais oficiais da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com destaque para Ennilara Lisboa (Sesc), vice-campeã brasileira adulto e também nos Jogos Universitários (lutando pelo Instituto Tocantinense de Educação Ciência e Tecnologia - IFTO, onde cursa Educação Física). Destaque também para o bronze nos Jogos Escolares da Juventude de Gabriel Santos (Palmas Judô).

O fim do ano tocantinense foi brindado com a entrada de Jonas Irwing (Dom Bosco) na seleção brasileira de base. Dentre as associações, mesmo tendo corriqueiramente a distância a grande adversária para participações mais efetivas, tivemos Palmas Judô em 2º lugar e Guerra/Sesi em 4º na Copa Imperatrizense, com outras 12 associações. Com apenas cinco atletas a AD Guerra/Sesi conquistou também a 9ª colocação entre as 47 associações participantes da tradicional Copa Corpore Sano, em Ribeirão Preto/SP. E entre os 16 estados do Brasileiro Master, o Tocantins foi ao pódio como a 5ª força do judô máster nacional, com delegação composta por cinco atletas da AD Guerra/Sesi.

Outra marca deste ano de 2015 foi a implantação de polos de judô em Araguaína e Xambioá, com a AD Guerra/Sesi, e também mais um em Araguaína com a Palmas Judô, além da cidade de Paraíso que já conta há alguns anos com a associação Kodokan.

Prêmio Fundesportes

Todo esse desempenho foi percebido também pelos gestores esportivos palmenses, que indicaram o Judô pelo terceiro ano seguido como finalista do Prêmio Fundesportes, que ocorre nesta terça, 15/12, na categoria Modalidade Destaque. Ennilara Lisboa (Sesc) e Luana Candido (Guerra/Sesi) também foram indicadas pela terceira vez, concorrendo a Destaque Feminino. E assim como no ano passado, o SESI, patrocinador da equipe Judô Guerra, foi indicado como Apoiador Destaque. Fora a possibilidade de algum judoca ter a grata surpresa de estar entre os indicados na categoria Juri Popular.

Ranking Tocantins 2015

E ao fim de seis etapas estaduais, uma interestadual, das competições oficiais da CBJ e de diversos torneios abertos nacionais, eis que a Fejet finalizou o ranking estadual e homologará esta noite a AD Guerra/Sesi como a Campeã do Ranking Estadual 2015. A campeã fez 35 campeões de categorias e outros quatro Campeões Geral por Classe de Idade, sendo Iane Almeida (Sub15), Karla Basílio (Sub18), Patrícia Garbelim (Master) e Fred Guerra (Master).

“Estamos muito felizes! Foi um trabalho em conjunto, com os alunos motivados e com o mesmo objetivo”, contou Guerra. “E nada disso seria possível sem nossos apoiadores, que foram decisivos este ano, principalmente o Sesi, Wizard Palmas, Turim Palace Hotel, Personal Trainer Fitness e Real Defense Segurança”, agradeceu.

As associações, atletas, imprensa, parceiros e apoiadores serão homenageados hoje à noite, 14/12, em evento no auditório do Sesc, em Palmas, a partir das 19h.

Confira os números finais do ranking por associações

AD Guerra/Sesi: 32.350 pontos

2º Palmas Judô Clube: 29.912 pontos

Sesc: 18.644 pontos

Kodokan de Paraíso: 4.574 pontos

Dom Bosco: 4.168 pontos

Blindado’s: 1.922 pontos

Nova União: 140 pontos