Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

As discussões acerca do fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho 2016 já começaram para o Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins (Sindhorbs). A primeira reunião aconteceu no dia 12 de janeiro na Fecomércio Tocantins, unidade de Gurupi, e a segunda no dia 13 de janeiro, na sede da Fecomércio Tocantins, em Palmas. Em ambas, participaram a presidente do Sindhorbs, Maria Lucia Dorta Pompeu, e os presidentes do Sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares e Restaurantes, o Singarehst de Palmas, Flávio Dias da Silva, e o Singarehst de Gurupi, José Benoni Jorge, além de membros das diretorias.

De acordo com a presidente do Sindhorbs, o momento é de avaliação das propostas dos sindicatos laborais e a previsão é de que a Convenção seja fechada até o final deste mês. “Precisamos agir com cautela visando uma boa negociação para ambas as partes, ou seja, empresários e colaboradores”, ressaltou Maria Lúcia Dorta Pompeu.

Segundo o assessor jurídico da Fecomércio Tocantins, Idemar José Ferreira, estão ainda nessa discussão, a Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade dos Estados de Goiás e Tocantins (FETHEGO-TO) e o Sindicato dos Empregados em Turismo do Estado do Tocantins (Sindeth). “A data base de cada uma das convenções ficou para o dia 1º de Fevereiro e suas vigências vão até 31 de janeiro de 2017. E quando houver o fechamento dessas convenções, as mesmas serão encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para efeito de registro legal”, frisou.