Esporte

Foto: Divulgação

A parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara e a Desafio Trail resultou na primeira de muitas corridas já inseridas no calendário esportivo da cidade. A 1ª Corrida e Caminhada Aciara – Dia Internacional da Mulher, realizada neste último domingo, 20, contou com a participação de aproximadamente 200 inscritos, que percorreram o trajeto de 6,7 quilômetros pelas avenidas Marginal Neblina, Fildélfia, José de Brito e pela Rua Flor de Lis.

Conforme salientou o vice-presidente da Aciara, Dearley Kuhn, o intuito da prova foi estimular nas pessoas o hábito da prática esportiva. “Para nós, todos os que completaram a prova chegaram em primeiro lugar porque é a saúde o grande troféu. A partir desta primeira iniciativa, vamos promover cada vez mais atividades que tragam as pessoas para uma vida mais saudável”.

A prova também contou com o patrocínio da Arezzo, Carmen Steffens, Nosso Lar, Supermercados Campelo e Ferrari Motos Yamaha; e a parceria da Depyl Action e do professor Rafael Rabelo. 

A corrida

Antes da corrida, para aquecer os músculos, os participantes fizeram uma aula de alongamento e zumba com o professor Rafael Rabelo. Na sequência, os atletas largaram da Avenida Marginal Neblina, seguindo pela Avenida Filadélfia até próximo ao cruzamento com a BR-153, retornando até a Rua Flor de Lis e Avenida José de Brito, com a chegada também na Marginal Neblina. O trajeto incluiu três postos de hidratação para os participantes e o acompanhamento da Polícia Militar para organização do trânsito.

Maurício Netto, responsável pela Desafio Trail, empresa especializada na organização de corridas de rua, considerou a iniciativa um sucesso. “Foi muito bom, até pela rapidez com que organizamos essa corrida. A adesão dos atletas foi muito boa, foi uma surpresa muito grande. O resultado desta parceria com a Aciara foi excelente.” Na chegada, todos desfrutaram de café da manhã com muitas frutas para repor as energias. 

As participantes 

Entre as mulheres, as principais homenageadas do dia, a primeira colocada foi a professora de Educação Física, Jakeline Ribeiro Resplandes. “Para mim, que estou voltando aos treinos agora, foi complicado. Consegui passar da primeira colocada já no finalzinho. Mas foi maravilhosa a corrida, estou muito feliz por ter chegado na frente. A gente sempre treina muitos alunos que participam e acaba que treinamos juntos com eles. Gostei demais da iniciativa, nossa cidade precisa muito de mais provas como essa”.

A organização da prova foi bastante elogiada pelos participantes, como a técnica em enfermagem Kelbiana Tranqueira. “Já participo de provas como essa há algum tempo e toda a organização está de parabéns, sem atrasos, com pontos de hidratação bem localizados. Gostei da participação das pessoas, todos conseguiram completar o trajeto, o que é o mais importante, superar cada vez mais”. 

Os participantes 

O atleta araguainense Átila Cavalcante Telles foi o primeiro a completar a prova na categoria masculina. “A qualidade e organização da corrida foram uma das melhores que eu já tive oportunidade de participar. Para a gente que está acostumado com percursos mais longos, esse não foi tão duro, mas foi bastante interessante. Esta iniciativa ajuda muito quem está sedentário e também serve como treinamento para os atletas profissionais”. “Parabéns para todos que participaram e parabéns para a organização também. A prova foi muito boa, é um estímulo muito bacana para o hábito de praticar uma atividade física”, parabenizou o segundo colocado e também atleta, Roney Ferreira dos Santos. 

Em família 

Apesar de celebrar o Dia Internacional da Mulher, a corrida promovida pela Aciara foi, acima de tudo, um evento para a família. A prova foi a primeira que uniu a esteticista Theure Sales e o filho, o estudante Gabriel Lucas, de 14 anos. “É muito bom correr em família! Ele me incentiva e eu incentivo ele!”. “Ela acabou chegando primeiro desta vez! Ela sempre me incentivou a criar esse hábito. Daqui pra frente pretendo praticar mais e correr as outras provas”, afirmou o estudante.